Ter um negócio próprio pode ser o sonho antigo de muita gente ou até uma oportunidade nova de trabalho autônomo. E no início de um pequeno negócio, é comum que poucas pessoas realizem todas as funções que uma empresa exige. Produzir, contratar, pagar, receber, vender, divulgar… Certamente esses são só alguns exemplos de tudo que precisa ser feito. Com tantas tarefas para serem cumpridas diariamente, é importante recorrer a algumas ferramentas que facilitem a execução. Nesse sentido, sabemos como é precioso aproveitar bem o tempo e usar ferramentas digitais que irão ajudar nesse processo. E quando não há custo, melhor ainda! Por isso, selecionamos algumas dessas ferramentas digitais gratuitas para pequenos negócios. Veja a seguir.

Comece pela organização – de demandas a clientes

Primeiramente, um dos principais objetivos quando se procura ferramentas digitais para pequenos negócios é ter mais organização. E essa é a função das ferramentas Asana e Trello: organizar o fluxo das demandas. Com layout amigável, as duas ferramentas oferecem recursos para listar atividades, permitindo acompanhar o andamento das tarefas. Além disso, é possível inserir comentários, fazer checklists, marcar prazos para execução e incluir anexos. Se você quer ainda mais agilidade para seus processos, você pode ler um pouco mais sobre métodos ágeis.

Precisa organizar suas anotações e ideias de forma rápida? Você pode contar com o aplicativo Evernote, já bastante conhecido, e Color Note. Com um painel simplificado, este último é ideal para quem gosta de uma organização visual por meio de cores. Para os empreendedores que buscam mais organização e controle na gestão de seus clientes, o Hubspot é uma ferramenta de CRM. Ela possibilita gerar relatórios de vendas e acompanhar a equipe comercial, tudo em um painel de simples visualização.

Comece pela organização – de demandas a clientes

Na parte de design gráfico, algumas ferramentas digitais gratuitas são bastante intuitivas, mesmo você não sendo expert no assunto. O Canva ficou bastante popular por essa característica. Com diferentes templates, é possível criar a identidade visual da sua marca até peças gráficas que serão utilizadas nas divulgações.

Já as ferramentas Freepik e Pixabay são bancos de imagens e vetores que servirão de apoio para as suas criações. Para quem trabalha com composição de cores, a ferramenta Adobe Color ajuda a formar paletas de cores e identificar o código de cada uma delas. Tudo isso, voltado para um objetivo principal: contribuir para a experiência do cliente com a marca

Gerenciamento das finanças

Para muitas pessoas que começam a empreender, fazer a gestão financeira do seu negócio pode gerar muitas dúvidas. E por isso, acaba consumindo bastante tempo do seu dia. Para facilitar o controle das finanças, a ferramenta MarketUp é uma ótima opção. Ela é um sistema de gestão grátis que ajuda pequenos negócios a fazer o acompanhamento financeiro e gerar relatórios completos. Além de ter a facilidade de rodar na nuvem, a ferramenta oferece também um sistema de vendas gratuito. Com uma proposta similar, o aplicativo Meu Negócio em Dia também facilita os processos contábeis dos pequenos negócios por meio de um aplicativo para celular ou via desktop. Também para a gestão contábil e financeira, a ferramenta BKper pode ser integrada a outros sistemas de controle, como Trello, Google Sheets e Gmail, via G Suite, e emitir notas fiscais.

Divulgação online do negócio

Tão importante quanto saber sobre a importância da internet para atração e retenção de clientes, é necessário planejar a sua presença nas redes sociais. Para mostrar seu trabalho e um pouco da sua rotina, algumas dessas redes são fundamentais para comunicação. Instagram, Facebook, Pinterest são alguns exemplos de redes sociais com bastante apelo visual, que ajudam a aproximar uma marca e seu público. O Google Meu Negócio também permite de forma gratuita que a empresa cadastre informações do seu estabelecimento que facilitem na pesquisa do buscador e na comunicação com os clientes. Se você tem mais de uma rede sociais e tem dificuldade em gerenciar vários aplicativos diferentes, o Buffer é uma ferramenta digital gratuita para gerenciar contas em redes sociais em um único painel.

Depois de tantas opções de ferramentas digitais gratuitas para ajudar pequenos negócios, nossa dica de ouro é: não precisa começar a usar todas de uma vez. Você pode começar por aquela que irá ajudar na área que você mais tem dificuldade. Experimentou e gostou? Ajuste seus processos e vá inserindo novas ferramentas aos poucos em sua rotina conforme necessidade. Afinal, o objetivo é que essas ferramentas contribuam para organização, produtividade e sucesso dos negócios. Por isso, se precisar de mais conteúdo e capacitação, conte com os cursos do Senac SC.

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