O período de isolamento social implantado com a pandemia da COVID-19 mudou diversos costumes da população, incluindo as tendências de consumo. Com isso, opções que eram pouco usuais há meses atrás, hoje se tornaram um hábito para muitas pessoas. A TrendWatching, uma plataforma online de inteligência de tendências analisou resultados e mostrou que isso não é apenas uma impressão, o mundo realmente se adaptou a este novo cenário.Por isso, separamos algumas mudanças que estão se destacando no Brasil durante a quarentena!

As principais tendências de consumo nos últimos meses:

1. Experiências virtuais

Se antes da quarentena o mundo virtual já estava na rotina das pessoas, com o isolamento social essa realidade só cresceu. Os shows ao vivo foram substituídos por lives que já reuniram milhões de pessoas. Da mesma forma, aumentou significativamente a disponibilização de cursos e palestras online, inclusive muitos deles gratuitos. Afinal, com mais tempo em casa, o resultado só poderia ser este, mais integração online!

2. Delivery e e-commerce

As lojas virtuais e entregas de comida em delivery se tornaram a tendência de consumo mais eficaz neste período. Isso porque, ao mesmo tempo que tornou-se uma alternativa para os negócios que só atuavam fisicamente, criou um movimento de consumo que permitia às pessoas permanecerem em casa e manterem seus hábitos de compra.

De acordo com dados da revista Exame, a primeira quinzena de março teve um aumento de 40% nas compras online em relação ao ano anterior. Mas, quando esses dados são observados na compra de itens específicos, o aumento é ainda maior. Uma pesquisa feita pela Konduto e publicada pelo jornal O Povo divulgou alguns dados referentes às vendas neste período. Veja abaixo:

3. Serviços de Streaming

Com o isolamento social, plataformas de streaming como o Netflix e Amazon Prime ganharam ainda mais força. Por isso, muitas delas acabaram liberando o acesso gratuito de parte dos seus títulos, acessibilizando a ferramenta para não assinantes. Uma opção adotada também por alguns canais específicos de filmes pagos, que passaram a incluir a sua programação em pacotes mais básicos da TV por assinatura.

A base de tudo: Internet

Tantos shows, interações e compras online só poderiam resultar em uma coisa: um maior consumo da internet. Logo nos três primeiros dias de quarentena pelo país, as operadoras registraram um aumento de 40% no tráfego de banda larga. Por isso, muitas delas acabaram fornecendo uma extensão do pacote gratuitamente, mesmo demonstrando preocupação com esse aumento tão significativo. Mas com tantos hábitos e tendências de consumo que se adaptaram para o digital, o resultado não poderia ser outro.

Da mesma forma que os consumidores adaptaram seus hábitos, as empresas tiveram que, rapidamente, ajustar seu modelo de negócio a essa nova realidade totalmente voltada ao virtual e às novas tendências de consumo surgidas a partir da pandemia. Para isso, é necessário adotar ações estratégicas para uma boa gestão de crise, e com isso, melhorar os resultados do seu negócio neste momento diferente do mercado.

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