O avanço do Sars-CoV-2, causador da doença Covid-19, vem trazendo mudanças na rotina dos brasileiros com medidas adotadas diariamente para evitar a propagação desse novo Coronavírus. Muitos estados do país estão passando por uma situação de quarentena. Essa medida prevê o isolamento social da população e o fechamento de todos os serviços, exceto os considerados essenciais, como supermercados, farmácias, abastecimento, entre outros. Por consequência dessa ação, muitos negócios são afetados, como por exemplo o comércio de bens e serviços. Afinal, se não abrir, não há venda; sem venda não há receita ou lucro. E essa é a dúvida de muitas empresas: como fazer a gestão dessa crise? Leia nosso guia para adotar algumas ideias.

Dicas para adaptar a gestão da sua empresa:

Faça um comitê de gestão de crise

Esse deve ser o primeiro passo para iniciar uma gestão de crise. Comece reunindo todos os colaboradores que ocupam cargos de gestão, funcionários e parceiros da empresa. O objetivo é agregar pessoas que conheçam sua empresa e possam analisar a situação atual dos negócios, o que pode ser feito e soluções para o momento. Aproveite algumas das ferramentas disponíveis para webs e videoconferências, como Google Hangouts Meet, Skype e Zoom.

Defina novas estratégias

A partir da formação do comitê, algumas decisões podem ser tomadas para adaptar o seu negócio. Serviços relacionados à alimentação, por exemplo, podem trabalhar com entregas ou retiradas. Mas nem todas empresas se encaixam nessa opção, em outras situações é preciso avaliar a possibilidade de manter as vendas online. 

Em cenários adversos como o atual, novos clientes devem vir de forma natural e orgânica. Por isso, é importante manter a relação com aqueles que você já tem. Entre em contato para saber como eles estão, como estão lidando com a situação atípica e ofereça o suporte da sua empresa. Essa é uma forma de reter seus clientes, garantindo que quando as coisas se normalizarem eles busquem novamente sua empresa. Apenas tenha cautela na abordagem, nenhuma empresa quer passar a imagem de oportunista nesse momento.

Para alguns negócios, não exercer nenhuma função pode ser a melhor opção por ora. Isso deve ser avaliado pelo seu comitê. Mas como? Pense no seu fluxo de caixa e receitas futuras. Se há valores a receber, verifique a possibilidade de antecipar os recebimentos. 

Outro ponto importante é avaliar os gastos. Aqueles que não são essenciais ao funcionamento do negócio devem ser evitados temporariamente. 

Lembre-se que, independente do caminho que você seguir, a comunicação é um ponto essencial!

Comunique-se

Numa gestão de crise, manter a comunicação com seus colaboradores e clientes é fundamental. Nesse momento, as redes sociais são o melhor canal de comunicação com o cliente. Informe sobre o seu direcionamento em relação ao período de quarentena. Caso seus colaboradores estejam trabalhando de forma remota, por exemplo, publique essa informação no site e redes sociais para que seus clientes tenham a segurança de que o trabalho continua. 

Se o seu caso não for esse mas o seu serviço tenha se adaptado para funcionar com entregas, então divulgue essa mudança! Dessa forma seus clientes ficam cientes de que podem continuar consumindo o produto.

Mas, se seus serviços estão suspensos durante esse momento, mesmo assim, não perca contato com seus clientes. Esse é a hora de reforçar sua estratégia de marca nas redes sociais.

Um relatório do Instituto Ipsos cita seis abordagens que as empresas podem usar em suas comunicações durante a quarentena: 

  • Trazer conforto
  • Promover atos de bondade
  • Pensar no virtual primeiro
  • Inspirar pessoas com passatempos
  • Oferecer conteúdos bem-humorados e de entretenimento
  • Não passar imagem de oportunista

Oportunidades

Além de novos formatos de atendimento e prestação de serviços, procure informações sobre incentivos fiscais e financeiros. As autoridades administrativas e os bancos estão oferecendo constantemente medidas de suporte para a economia. Fique atento a essas oportunidades e saiba quais se encaixam no seu ramo. Sejam ajudas financeiras, isenção de impostos, renegociação de dívidas, crédito facilitado, enfim, aproveite as medidas oferecidas em favor da sua empresa. 

Experiências

Não esqueça que você não é o único passando por esse momento. Muitas outras empresas também estão se adaptando! Então, junte-se àqueles que fazem parte do seu ramo de atuação para trocar informações e experiências. Certamente a união de esforços pode ajudar muito, com diferentes ideias e até estímulo para superar essa fase temporária. 


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