Durante o período de isolamento social devido ao COVID-19, muitos eventos foram cancelados ou suspensos sem previsão de data. Uma medida que incluiu desde shows até casamentos e reuniões, assim como qualquer outra possibilidade com aglomeração de público. No entanto, uma grande parte acabou usando a criatividade e adotando as transmissões online como uma forma de viabilizar a sua realização, alternativa que se mostrou bastante eficaz para o momento.

Reforçando o fato de que muitas pessoas têm buscado mais conteúdo nesse período, seja de entretenimento ou de capacitação, investir na mudança pode ser uma forma de conquistar um público ainda maior. Da mesma forma, essa escolha pode alavancar a divulgação da sua própria marca. Por isso, antes de cancelar o seu evento, pense se é possível adaptá-lo para um novo formato! Compartilhamos algumas ideias que podem ajudar você nessa escolha:

Lives

Uma live pode ser a melhor alternativa para quem busca substituir eventos presenciais por uma opção eficiente e econômica. Uma vez que, para promovê-la, não são necessários muitos recursos além de uma câmera e internet. Um exemplo da sua efetividade são os diversos shows que reuniram milhões de pessoas durante o período de isolamento social. Além do Instagram, ela também pode circular em plataformas como o próprio Youtube e Facebook e outras redes sociais.

Videoconferências

Caso o seu público seja menor e você busca uma maior interatividade visual, as videoconferências são opções que favorecem esse objetivo. Um curso a distância, reuniões de empresas e até mesmo aniversários podem garantir os mesmos resultados com a interação entre os participantes, já que todos estarão conectados e poderão falar. Plataformas como o Zoom Meetings, Skype e Google Hangouts são algumas opções de ferramentas para quem escolhe esse formato.

Eventos híbridos

Quem tem a possibilidade de optar por um evento híbrido, consegue resultados muito próximos da realidade através da tecnologia virtual. Com ele, é possível colocar pessoas de diferentes lugares no mesmo palco e oferecer praticamente a mesma interatividade. Contudo, são necessárias algumas ferramentas extras além de câmeras profissionais, como o fundo chroma key, uma boa iluminação e programas de edição de vídeo. Mas mesmo adquirindo esses ítens, eventos híbridos acabam tendo um custo bastante inferior ao presencial. 

Essa é uma alternativa que pode ser usada principalmente para grandes eventos, com palestrantes de diferentes lugares no mesmo palco. No entanto, deve ser associado, neste momento, ao recurso de transmissão ao vivo para não ter aglomerações. Também é necessário planejamento para poder ser realizada a edição das gravações.

Alguns diferenciais das transmissões online

Tente colocar todos os custos básicos de um evento presencial no papel. Além da locação de um espaço, é preciso contabilizar os gastos com hospedagem, viagem e alimentação dos próprios palestrantes, necessidades que podem ser poupadas com transmissões online. Por fim, o público pode acompanhar o evento de qualquer lugar, o que aumenta o número de participantes independente da distância. Mostrando que, com a impossibilidade de promover um encontro presencial, é possível oferecer o mesmo conteúdo online.

Da mesma forma que você divulgou o seu evento presencial, ao adaptá-lo para transmissões online é interessante reforçar as publicações para sua divulgação. Mostre os benefícios da mudança nas redes sociais, desde a redução do valor até a possibilidade de acompanhar a transmissão de qualquer lugar. As mídias sociais podem ser grandes aliadas nesse momento de adaptações e fortalecimento da sua marca!

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