Um dos maiores desafios para os gestores é manter o engajamento e a motivação dos colaboradores. Nesse cenário, a educação corporativa é uma excelente ferramenta, promovendo benefícios não só financeiros, como também, de clima organizacional e produtividade. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema.

O que é a educação corporativa?

Relacionada ao processo de inovação, a educação corporativa vem crescendo a passos largos no Brasil. Em resumo, pode ser definida como uma estratégia voltada à gestão de pessoas, com foco no desenvolvimento de competências para melhor atuação profissional.

Seu objetivo é promover uma cultura de aprendizagem em sintonia com o que há de mais novo no mercado. Dessa forma, a empresa oferece treinamentos, cursos e capacitações de acordo com as suas necessidades, promovendo a disseminação do conhecimento, o desenvolvimento dos colaboradores e o seu crescimento.

Tendências

De acordo com a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, realizada pela ABTD Nacional, em 2020 as empresas investiram em média R$ 1.004,25 em treinamento e desenvolvimento por colaborador. Em relação às horas, a média nacional subiu de 15 para 19. Esse dado demonstra a aceleração promovida pela pandemia de Covid-19, que influenciou também na criação de novidades e tendências, como:

  • A educação 4.0, embasada pelo conceito de learning by doing, utiliza a tecnologia como ferramenta de interação. Isso é, o colaborador se torna protagonista do seu processo de aprendizagem através de experiências práticas e experimentais.
  • Com a personalização, os treinamentos são otimizados para atingir o objetivo de cada equipe. Esse processo dá autonomia aos profissionais para que o ensino seja definido conforme seu planejamento de carreira. Além disso, recursos como gamificação e mobile learning permitem treinamentos com maior engajamento e flexibilidade.
  • Por último, nas trilhas de aprendizagem a empresa analisa as habilidades dos seus colaboradores e as compara com as que desejaria que eles tivessem. Dessa forma, é traçado um plano de ensino para que esse know-how seja adquirido.

Quais são as vantagens?

Com impactos internos e externos, as ações são voltadas para o crescimento da empresa e o desenvolvimento dos colaboradores. Ou seja, essa técnica é pensada a longo prazo para que todos estejam alinhados aos mesmos objetivos. Entre as suas principais vantagens, estão:

  • Possibilidade de explorar diferentes tipos de conteúdo;
  • Incentivo à educação continuada;
  • Gestão eficaz do conhecimento;
  • Melhora da produtividade individual e coletiva;
  • Imagem e reputação.

Além disso, a educação corporativa também gera uma vantagem competitiva, diminuindo o turnover e incentivando a inovação. Tudo isso contribui para a melhora do clima organizacional e a retenção de talentos, trazendo resultados mais efetivos para a empresa.

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