Os resultados de uma empresa são reflexos da sua administração. E isso não inclui apenas a questão financeira, é preciso acompanhar todos os setores, desde o responsável pela qualidade do produto até a porcentagem de vendas! Uma forma prática de registrar estes desempenhos é através dos indicadores de gestão, com eles você tem um levantamento exato de cada setor para acompanhar possíveis crescimentos ou quedas nos resultados. Com uma administração interna eficiente, as chances de alcançar oportunidades do mercado são ainda maiores!

O que são indicadores de gestão e quais as vantagens em adotá-los?

Indicadores de gestão são dados e informações sobre os processos de uma empresa que auxiliam os administradores a avaliar o desempenho e resultados da organização. Com eles você não tem apenas a ideia de que o seu negócio está indo bem, mas uma tabela com toda porcentagem anual ou mensal de lucros que ele está gerando. E se engana quem pensa que apenas grandes empresas precisam ou se encaixam nesse tipo de ferramenta, qualquer estabelecimento pode conquistar melhores resultados se o gestor estiver ciente sobre quais melhorias devem ser feitas. Veja qual indicador mais se encaixa no seu negócio e faça o teste!

Indicadores mais utilizados na gestão de empresas: 

1. Lucratividade 

Este é um dos principais indicadores utilizados na gestão de uma empresa, principalmente para quem quer acompanhar o seu desempenho financeiro. Para calculá-lo, é necessário ter em mãos o faturamento anual, assim como todas as despesas que serão subtraídas do primeiro valor. Lembre-se que o lucro não é o valor recebido, mas sim o que restou em caixa após o pagamento de todas as despesas. Veja um exemplo simples de como encontrar o índice de lucratividade anual e propor uma gestão eficiente para a sua empresa: 

Ex: O estabelecimento de Mariana tem um faturamento anual de R$150.000, no entanto, o valor que restou deste saldo após subtrair as despesas é de R$70.000. Para encontrar o índice de lucratividade, faz-se a seguinte relação:

2. Taxa de sucesso nas vendas 

Se você tem um comércio e deseja melhorar os resultados, além de acompanhar as negociações finalizadas é importante ter em mente a quantidade de clientes que não concluíram a compra. Com essa informação é possível encontrar possíveis falhas e criar ações estratégicas para melhorar as vendas!

Suponha que na última semana 20 clientes demonstraram interesse no seu produto, mas apenas 5 concluíram a compra. Esses valores são a base para ter em mãos uma taxa de vendas semanal, que vai apontar a necessidade de novas estratégias e auxiliar a prática de uma gestão mais eficiente!

3. Turnover (índice de rotatividade)

A base de uma empresa são os próprios funcionários, por isso, é importante compreender o motivo de uma alta rotatividade no ambiente de trabalho. A boa notícia é que há um indicador específico para avaliar essa questão e, com isso, buscar formas para deixar a sua equipe mais motivada! Conhecido como turnover, o recurso avalia as entradas e saídas mensais de funcionários através de uma porcentagem, onde quanto maior o valor, maior o índice de rotatividade dos colaboradores. Caso o resultado esteja aumentando com frequência na sua empresa, é importante avaliar a causa de tantos desligamentos!

Para incluir este indicador na gestão do seu negócio, tenha em mãos o número total de funcionários, assim como a quantidade de admissões e desligamentos no último mês. Exemplo: considerando que a sua empresa tem 50 colaboradores atualmente e, no último mês, 2 novos entraram e 3 saíram, através de uma operação simples é possível chegar em um índice de rotatividade de 5%.  

Veja passo a passo como calcular o turnover da sua empresa:

4. Qualidade da sua produção

Se você tem uma empresa que fabrica o próprio produto, acompanhar a produção é o primeiro passo para adotar uma gestão eficiente do seu negócio. Registre a quantidade de itens descartados assim como o resultado total da produção, relacionando ambos é possível ter uma taxa de qualidade. Se a sua equipe produziu 150 unidades de determinado item na última semana, mas 10 foram descartados por avarias, é possível chegar a conclusão de que 6,6% da produção apresentou falhas. Veja abaixo como calcular esse indicativo:

Adote indicadores eficientes e tente aprimorá-los com frequência! Pequenas perdas em um único setor podem colocar em risco todos os outros bons resultados, e é por isso que as melhores estratégias são aplicadas inicialmente dentro da empresa! Conheça 5 livros para melhorar ainda mais a gestão do seu negócio e esteja atento às melhores oportunidades do mercado!

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