Com o avanço das novas tecnologias e a inovação da internet, o modo de vender e comprar não é mais o mesmo. Os clientes tornaram-se muito mais ativos no processo de compra e são influenciados diariamente com anúncios de novos produtos e serviços. Além disso, a opinião de outros compradores influencia na percepção de novos clientes sobre o negócio.

A grande sacada atual do mercado é como aproveitar esses avanços tecnológicos para aumentar as vendas. Veja algumas dicas que podem ser implementadas no seu negócio:

Análise de Dados

Na área do marketing digital essa estratégia é bastante utilizada, e dentro do varejo isso se mostra  ainda mais essencial. O objetivo é coletar os dados, analisar e prever algumas tendências que vão otimizar sua estratégias de vendas, confira alguns exemplos:

  • Prever tendências de consumo através dos dados coletados;
  • Otimizar os preços em baixa temporada de vendas;
  • Antecipar demandas de acordo com as épocas de maior movimento;
  • Atrair novos clientes com estratégias de comunicação mais assertivas para o seu público.

Inteligência Artificial

A  inteligência artificial no varejo pode ser inserida em diferentes momentos, desde aprimorar a experiência dos consumidores até a inovação em processos que refletem no conhecimento do  comportamento de consumo. , A aplicação de inteligência artificial em setores de controle interno do negócio podem facilitar e muito a sua rotina, por exemplo, ao gerenciar o seu estoque, você consegue monitorar de forma mais fácil a quantidade de produtos disponível e, no futuro, utilizar esses dados para realizar pedidos a fornecedores de forma mais inteligente, com controle dos produtos sem períodos de excesso ou falta de itens no estoque

A experiência do cliente é outro ponto onde a inteligência artificial é utilizada, pois ajuda a construir uma experiência de compra cada vez mais prazerosa, ágil  e qualificada.  Aproxima a relação do comprador com a sua loja. Um dos exemplos de aplicação de inteligência artificial  são os chatbots, que são amplamente utilizados para resolver problemas ou tirar dúvidas dos clientes. Num futuro não muito distante suas vendas podem ser impulsionadas devido a rapidez e disponibilidade 24h da ferramenta para o atendimento ao cliente.  

Flash Sales

Você já foi impactado com algum anúncio bombástico de uma oferta que dura por algumas horas? Essa é a ideia do Flash Sales, estratégia que oferece grandes descontos num curto período de tempo. A ideia de tempo limitado – do compre agora ou perca – é cada vez mais recorrente e tem se mostrado uma ação positiva para alavancar as vendas.

Você pode utilizar isso em épocas de menor movimento para incentivar as vendas ou até utilizar essa estratégia para queimar algum produto em estoque.

E se você deseja estruturar de maneira planejada suas estratégias de vendas  e demais áreas que possam ser melhor aproveitadas no seu negócio conheça os programas do  Atendimento Corporativo do Senac SC. Nossos programas trabalham com diagnósticos, orientações que  analisam e propõem inovações para apresentar novas estratégias de gestão e vendas de acordo com o nicho do seu negócio. Conheça as oportunidades: http://senac.sc/31v4E0

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