Faz parte do time que esquece prazos, nomes e outros dados importantes? Saiba que mesmo com inúmeros equipamentos eletrônicos à disposição, o seu cérebro continua sendo a ferramenta mais valiosa para memorizar informações.

Então, para estimular esse órgão fundamental e aprender cada vez mais, algumas técnicas podem ser adicionadas à rotina. Continue a leitura e confira quais são!

Técnica Feynman

Pioneiro da eletrodinâmica quântica e ganhador do Prêmio Nobel de Física, Richard Feynman também é conhecido por compreender e explicar assuntos complexos de maneira simples e eficiente.

Com apenas 4 passos, a técnica de Feynman consiste em um modelo mental simplificado e conciso, para que até mesmo uma criança entenda o assunto. Para começar é fácil:

  1. Escolha um tema
    Pode ser uma fórmula matemática, um estilo literário, uma curiosidade sobre gestão ou qualquer outro assunto específico. Em uma folha, liste tudo o que você sabe sobre o tema.
  2. Dê uma aula
    Vale falar em frente ao espelho, com o animal de estimação ou apenas escrever. O importante é que a tarefa seja realizada da maneira mais simples possível, sem jargões ou terminologias complexas. Além disso, imagine-se explicando esse conceito para uma criança entre 7 e 10 anos, utilizando termos de fácil compreensão para melhor entendimento.
  3. Domine o assunto ao identificar suas falhas
    Se você identificou algumas lacunas no seu aprendizado, é hora de pesquisar o que ainda falta entender. É nesse momento que você realmente começa a assimilar o conteúdo.
  4. Revise e simplifique
    Por último, certifique-se de que tudo foi escrito com suas próprias palavras e tente simplificar ainda mais a linguagem. Ilustre com exemplos e faça analogias, se necessário, para fortalecer a compreensão.

Flashcards

Com papel e caneta você pode colocar em prática uma excelente ferramenta para turbinar os seus estudos. Em outras palavras, os flashcards são pequenos cartões organizados em um sistema de perguntas (frente) e respostas (verso) para memorizar determinado conteúdo. Portanto, elabore os cards e inicie o processo abaixo:

  1. Leia e responda a pergunta por escrito, em voz alta ou mentalmente;
  2. Vire o papel e confira a resposta correta;
  3. Se errar, mantenha o cartão na primeira pilha e passe para a próxima pergunta;
  4. Se acertar, inicie um novo monte com esses cards.

Ao separar as cartas, você repete mais vezes as perguntas que ainda não foram memorizadas, tornando o método ainda mais efetivo.

Acrônimos

Agora é o momento de colocar a criatividade em prática. Mais simples que as demais técnicas, para criar um acrônimo você só precisa inventar uma sigla e associá-la ao conteúdo. Ou seja, esse modelo é ideal para os assuntos que não exigem apenas entendimento, mas também um processo de memorização.

Por exemplo, quais são os 5 princípios para um atendimento de excelência? Atitude, Foco, Empatia, Transparência e Escuta Ativa. Um ótimo acrônimo para esse caso é: AFETE.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para compartilhá-las com os seus amigos! E você sabia que aprender novos temas também é uma ótima forma de memorizar e turbinar o seu cérebro? Acesse nosso portal e confira todos os cursos com inscrições abertas.

Publicações Relacionadas