O ensino híbrido é uma modalidade que veio para ficar. Por ser uma alternativa que alia a flexibilidade do ensino a distância e...
Literatura em Santa Catarina: conheça novos escritores catarinenses4 min read
Já pensou em escrever um livro e ter sua obra reconhecida, mas acredita que isso exige um número grande de publicações e despende muito investimento financeiro? O mercado editorial, assim como a atualidade, está em constante transformação, algumas editoras tradicionais fecharam suas portas e outras se atualizaram ao mercado que migrou para o meio digital.
Com a luta por espaço diante de editoras, o tempo estimado para o desenvolvimento de um livro e a dificuldade com retorno financeiro, os escritores catarinenses contemporâneos estão apostando em uma nova forma de publicar e divulgar suas obras. Muitos deles têm investido em autopublicações virtuais, para conquistarem seu espaço no meio literário e somente mais tarde lançarem uma publicação impressa.
Um pouquinho do que é a Literatura Contemporânea
O surgimento da literatura contemporânea compõe produções do final do século XX e se estende até os dias atuais. Analisar o surgimento de escritores contemporâneos não é um trabalho simples, tendo em vista que essa literatura nasceu de um contexto político e social, sendo marcada por uma multiplicidade de tendências, que inovaram a poesia e a prosa.
Os autores contemporâneos não têm a necessidade de seguir uma tendência estética específica, nem seguir estilos semelhantes. Mas alguns traços marcam a produção contemporânea, como a metalinguagem, engajamento social, e principalmente a mistura das tendências estéticas.
Alguns escritores catarinenses desse cenário contemporâneo
Você já deu chance para autores que não são tão conhecidos no cenário literário? Mesmo com algumas dificuldades relacionadas a investimento, há profissionais catarinenses se dedicando e apostando na literatura como meio de viver.
Separamos alguns nomes e títulos de escritores catarinenses que podem ser incluídos no seu acervo literário.
Marcelo Labes
Marcelo Labes é um poeta blumenauense. Escreveu seu primeiro poema aos 11 anos, numa aula de língua portuguesa. Fã de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, é autor das obras “Falações” e “Enclave”.
Lançou em junho deste ano “Paraízo-Paraguay”, um romance histórico que busca contar uma outra versão sobre a chegada dos imigrantes alemães a Santa Catarina e ao Vale do Itajaí.
Elyandria Silva
Elyandria Silva, de Curitibanos, estreou como escritora em 2009, com o livro de contos “Fadas de Pedra”, e também já transitou pela poesia e pela crônica.
É idealizadora do Escrita com Elyandria, um treinamento online que ensina técnicas de escrita para as pessoas. Também ministra oficinas literárias para capacitação em desenvolvimento de crônicas, contos e narrativas.
Evy Maciel
Evy Maciel, reside em Içara, e escreve romances contemporâneos, com mais de 24 milhões de páginas lidas pelo dispositivo Kindle. É escritora da Qualis Editora e lançou romances como “Vlad: seduzida por um imortal”, “Rude, encontros e confrontos” e “O que acontece em Vegas, fica em Vegas”.
Priscila Lopes
Priscila Lopes, de Florianópolis, encantou-se pela literatura na infância e adolescência, quando descobriu autores como Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu e Machado de Assis.
Estreou na literatura em 2010, com o livro “Uns traços, todos imponderáveis”, e em 2014 lançou o livro “O Livro Espantado”.
Opções para publicar de forma independente em Florianópolis
Muitos escritores se deparam com dificuldades no meio do caminho, e a principal preocupação é na hora de publicar os seus livros. Por isso, existem editoras independentes que ajudam a difundir a literatura, como a editora Caiaponte, em Florianópolis.
A Caiaponte foi criada a partir de um financiamento coletivo, com o objetivo de não cobrar dos autores pelas publicações dos livros. São prosistas, poetas e ensaístas que querem ser lidos e que não têm como pagar para ter suas obras publicadas. Nesse contexto, a editora irá proporcionar mais possibilidades aos escritores que desejam divulgar suas obras.
A ideia da Caiaponte está baseada em outras editoras independentes que não cobram dos autores a publicação dos livros, colaborando para um espaço literário mais plural e oportunizando aos leitores o contato com obras de escritores pouco conhecidos.
E você, já pensou em se aventurar nesse universo literário? Se você tem interesse em aperfeiçoar e desenvolver a sua escrita, o Senac SC oferece o curso EAD de Língua Portuguesa.
Publicações Relacionadas
Empreender na faculdade
A faculdade é um período de grande aprendizado e crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Esse é um momento ideal para explorar novas ideias,...
Consciência negra é um termo utilizado para expressar a percepção histórica que os negros têm de si mesmo. 20 de novembro, é comemorado...