Quando a maioria das pessoas ouve a palavra “vegano” já pensa logo em uma dieta que elimina completamente o consumo de proteína animal. No entanto, este conceito também caiu no gosto de quem se preocupa com a sustentabilidade, saúde e bem-estar animal na rotina de cuidados com a beleza.

Assim, a beleza vegana apresenta cosméticos com base em plantas e vegetais, trazendo ingredientes ativos naturais. Ou seja, são formulações totalmente livres de qualquer componente de origem animal. Tanto na cadeia produtiva quanto na realização de testes em animais.

Para Elaine Neves de Gasperi, farmacêutica e professora da Faculdade Senac Blumenau, a concepção de beleza vegana segue os novos paradigmas de consumo. Muito além de uma tendência, integra mudanças no comportamento global. Ou seja, as pessoas já começaram a perceber a importância de apostar em hábitos mais naturais.

“Entre os principais benefícios, podemos destacar a suavidade na formulação devido à biocompatibilidade. E, com isso, menor risco de irritações na pele na comparação com os cosméticos tradicionais. Além disso, são produtos cruelty free, que apostam em óleos, manteigas vegetais e extratos fitoterápicos que substituem com total segurança muitos ativos cosméticos sintéticos de origem animal”, explica a especialista do Senac SC.

Beleza vegana em alta

Dentro do estilo de vida saudável e pautado na sustentabilidade, conheça 4  motivos para adotar produtos de beleza veganos nos cuidados com a pele e cabelos:

1. Beleza em dia com menos química

Os produtos de beleza tradicionais contêm ingredientes químicos que mal dá para ler nos rótulos. Na prática, muitos destes ativos, como parabenos, silicones e petrolatos, por exemplo, podem comprometer a saúde de pele e cabelos sensíveis. “Nesse sentido, pacientes como crianças, idosos, alérgicos e os que naturalmente são dotados de pele sensível e reativa se beneficiam desses produtos”, completa Elaine Gasperi.

2. Beleza vegana protege os animais

Antes de tudo, a maior polêmica em torno da indústria de cosméticos são os testes em animais. Por isso, os produtos de beleza veganos ganham cada vez mais espaço. Afinal, são itens que não contêm subprodutos animais como mel ou cera de abelha, colágeno, gelatina, lanolina, queratina, entre outros. E, ainda, são rotulados como 100% livres de crueldade animal.

3. Ingredientes naturais

Um cosmético vegano não é necessariamente orgânico. Segundo a especialista Elaine Gasperi, produtos orgânicos, são os que possuem composição formada por 95% orgânicos (certificados). Além disso, devem ser produzidos com base na sustentabilidade. E, ainda, com matéria-prima proveniente de uma agricultura isenta do uso de pesticidas ou organismos geneticamente modificados.

No entanto, assim como os orgânicos, os produtos de beleza veganos priorizam ingredientes naturais, como óleos, sementes, plantas, vegetais, extratos de frutas, algas, entre outros.

4. Compra consciente

Finalmente, ao apostar na beleza vegana, os consumidores acabam se tornando cada vez mais conscientes. Assim, estão mais antenados com o que acontece nos produtos que compram. Neste novo estilo de vida mais sustentável e pautado em compras inteligentes, as pessoas estão cada vez mais preocupadas não só com os efeitos de ingredientes questionáveis à saúde como também nos impactos socioambientais.

E isso influencia diretamente no desenvolvimento de produtos e no posicionamento das marcas. “A escolha de um cosmético vegano vai além da composição declarada no rótulo. Diria esta ação deve ser iniciada pela seleção de um fabricante que realmente leve isso a sério. Vale a pena fazer uma pesquisa sobre a empresa que o produz. Busque feedbacks sobre os produtos, descubra qual é a missão da empresa, pesquise junto a outros usuários nas redes sociais. Use isso a seu favor. Consumir produtos veganos, naturais e orgânicos requer confiar em que produz”, acredita a professora da Faculdade Senac Blumenau. 

Se você se interessa por beleza vegana, ativos de produtos cosméticos e suas funcionalidades além dos tratamentos que valorizam a autoestima, conheça os cursos da área de Estética do Senac SC. Saiba mais sobre o curso Técnico em Estética e também a graduação em Estética e Cosmética, que está com inscrições abertas no Vestibular 2021/2.

Publicações Relacionadas