Documentários e filmes de ficção garantem um aprendizado extra, fora da sala de aula, também para quem está à frente do próprio negócio, trazendo lições de gestão e liderança que ajudam no dia a dia do trabalho. Dessa forma, muito mais que entretenimento, é possível adquirir conhecimento no conforto do seu sofá, com produções repletas de informações importantes para a sua empresa.

Do clássico da Marvel/Disney+, “Pantera Negra”, até o indicado ao Oscar, “Ford x Ferrari”, confira a lista de filmes que o Senac SC elegeu para auxiliar na sua jornada como gestor e empreendedor:

Filmes com dicas de gestão e liderança

1. “Ford x Ferrari”

Cena do filme “Ford x Ferrari” – Crédito: Merrick Morton – © 20th Century Fox / IMDb.com

Primeiramente, baseado em fatos reais, o filme de 2019 mostra como a empresa automobilística Ford entrou no mundo das corridas. Na época, este segmento era dominado pela italiana Ferrari.

Assim, no enredo do filme estrelado por Christian Bale e Matt Damon, a Ford constrói uma equipe do zero para lidar com as dificuldades e atingir seu objetivo de vencer nas pistas.

  • Lição de gestão e liderança: apostar em inovação e no capital humano vai além de um diferencial de mercado. Portanto, é o ponto de partida para competir com outras empresas, mesmo as gigantes do mercado, e ter uma visão mais ampla na tomada de decisão.

O próprio Henry Ford tem uma frase bastante conhecida sobre o tema:

“Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios”.

2. “Onze Homens e um Segredo”

Filme “Onze Homens e um Segredo” – Crédito: © 2001 – Warner Bros/ IMDb.com

Do mesmo modo, a produção de Hollywood foi estrelada por George Clooney e Brad Pitt em 2011. Assim, conta a história de um grupo de ladrões que montam um plano para roubar um dos cassinos mais conhecidos de Las Vegas.

Então, Danny Ocean (Clooney) reúne uma equipe especializada, onde cada um é bom em uma área diferente. Certamente, a convivência entre eles tem suas divergências, mas todos trabalham com o mesmo objetivo: ganhar muito dinheiro.

  • Lição de gestão e liderança: acima de tudo, ao selecionar profissionais para a sua equipe, procure colaboradores com diferentes talentos e habilidades. Desse modo, as hard e soft skills de cada um se complementam, trazendo ainda mais benefícios para o sucesso do empreendimento.

3. “O Diabo Veste Prada”  

As atrizes Meryl Streep e Anne Hathaway – Cr´édito: © TM and 2006 Twentieth Century Fox/ IMDb.com

Inegavelmente, não estamos falando do comportamento e atitudes da protagonista Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep na produção de 2006. Afinal, o filme traz sugestões de boas práticas de branding e desenvolvimento de carreira.

Certamente, ao retratar a rotina de trabalho em uma revista de moda, o filme mostra a importância de adquirir conhecimento e sempre se atualizar para enfrentar as mais diversas situações impostas pelo mercado.

  • Lição de gestão e liderança: ninguém sabe tudo o tempo todo. Por isso, é importante incluir a educação corporativa no planejamento da sua empresa. Ao mesmo tempo, incentivar os colaboradores a fazer cursos, workshops e treinamentos constantes para aprimorar os conhecimentos e valorizar o trabalho de cada um dentro do negócio.

4. Gestão e liderança: filme “Os Estagiários”

Comédia “Os Estagiários” – Crédito: Phil Bray – © 2012 – Twentieth Century Fox Film Corporation/ IMDb.com

A comédia de 2013, com Vince Vaughn e Owen Wilson mostra como dois vendedores mais experientes acabam virando estagiários no Google. No entanto, antes de serem contratos pela empresa, eles precisam lidar com uma série de dificuldades. Especialmente a diferença de idades e conflito entre gerações diferentes.

Além de ensinamentos sobre troca de conhecimentos, o filme aborda como o comodismo pode ser prejudicial aos negócios – e o crescimento sustentável de uma empresa.

  • Lição de gestão e liderança: nada de etarismo! Na prática, significa que todos os colaboradores podem ensinar e aprender uns com os outros, independente da idade. Além disso, sair da zona de conforto é fundamental para explorar novas oportunidades no mundo corporativo.

5. “Pantera Negra”

Filme “Pantera Negra” – Crédito: © 2017 – Disney/Marvel Studios/ IMDb.com

Ao mesmo tempo que Wakanda tem tecnologias únicas que só podem ser encontradas ali, também possui tradições muito presentes. Assim, no clímax do filme, o personagem principal, T’Challa (Chadwick Bosemann), tem que decidir se deve liderar sua nação como seu pai fez ou criar novas oportunidades para seu povo e o mundo exterior.

Além disso, processos bem definidos em Wakanda facilitam as diversas trocas de lideranças que acontecem no decorrer da produção. Outro ponto importante é a questão de ser um líder humilde, pois, a todo o momento, T’Challa se consulta com pessoas mais experientes.

O filme, que arrecadou mais de US$ 1,188 bilhão nos cinemas de todo o mundo, apresenta temas que podem ser incorporados nas empresas dos mais diversos segmentos. Da importância da cultura organizacional e definições claras de diretrizes como missão, visão e valores da companhia, como também, a necessidade de expandir os horizontes e evoluir cada vez mais.

  • Lição de gestão e liderança: uma base sólida na cultura organizacional e processos bem delineados são fundamentais para um crescimento forte e sustentável. E não se esqueça: só você pode decidir que tipo de líder deseja ser.

Gostou do blog?  Saiba mais sobre os cursos de graduação em Processos Gerenciais e Gestão Comercial: é só clicar aqui para mais informações e lembre-se, as inscrições no Vestibular 2022/2 do Senac SC estão abertas!

Publicações Relacionadas