Existem dois grupos de habilidades que as empresas procuram em um profissional: as hard skills e as soft skills. A diferença é que as hard skills são as habilidades técnicas adquiridas através de cursos, como os de graduação ou técnicos, e as soft skills são as aptidões mentais, sociais e emocionais do indivíduo.

Você sabia que suas competências comportamentais são tão importantes quanto as técnicas durante uma seleção? Nos dias atuais, as soft skills são características muito procuradas pelas empresas. Isso quer dizer que suas habilidades particulares são grandes influenciadoras na hora da contratação.

A maneira como você se relaciona e interage com as pessoas no ambiente corporativo influenciam muito em uma oportunidade de emprego, pois estão diretamente ligadas à produtividade de uma equipe.

Confira as soft skills que as empresas mais buscam nos profissionais

Comunicação eficaz

A boa comunicação não está relacionada apenas ao relacionamento no ambiente de trabalho. No ambiente corporativo, a falta de clareza pode fazer com que a equipe interprete a mensagem de maneira errada.

Nesse caso, os profissionais com habilidades para se comunicar têm vantagens competitivas no mercado de trabalho. Não só a escrita como também a eloquência facilitam a criação e manutenção de relacionamentos entre os profissionais.

Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe

Num ambiente corporativo existem diferentes áreas. E, na maioria das vezes, uma precisa da outra para funcionar. Por isso, o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe são  importantes para atingir bons resultados nas suas respectivas áreas e em objetivos comuns.

Da mesma forma, a colaboração também está relacionada ao trabalho em equipe e ao relacionamento interpessoal, contribuindo para que duas ou mais pessoas consigam trabalhar em equipe. Assim, as habilidades dos envolvidos se complementam entre si, criando um trabalho em conjunto e colaborativo.

Situações estressantes e que devem ser resolvidas tão logo surgem são beneficiadas pela colaboração, já que se obtém melhores resultados quando profissionais trabalham em conjunto.

Liderança

Ser líder é também motivar e inspirar uma equipe. E é isso que muitas empresas procuram, uma pessoa que seja exemplo de liderança e consiga avaliar e solucionar quaisquer problemas  ou conflitos que surgirem, incentivando o time ao qual lidera. Delegar tarefas, realizar feedbacks e tomar decisões rápidas também são habilidades esperadas de um líder.

Flexibilidade e resiliência

O mercado de trabalho está em constante transformação, e é por isso que profissionais dispostos a se adaptarem às novas exigências e inclusão de novos conhecimentos são bastante valorizados. Um profissional resiliente possui maior facilidade de adaptação diante de mudanças e situações difíceis, sem perder produtividade.

Criatividade e inovação

Criatividade é um dos pontos principais que as empresas buscam para completar uma equipe. A sua criatividade pode servir tanto para melhorar os produtos de um negócio, quanto para dar sugestões de melhorias.

Profissionais que surgem com ideias inovadoras têm grandes chances de encontrar soluções diferentes para problemas antigos ou para os novos desafios que surgem no mundo dos negócios.

Proatividade e pensamento crítico

A proatividade é muito bem avaliada pelas empresas que identificam que o profissional está disposto a tomar iniciativas e resolver questões que surgem ou atrapalham a produtividade no dia a dia. Da mesma maneira, está associado o pensamento crítico, que busca identificar o que precisa ser melhorado para encontrar a solução mais eficiente possível.

Para aperfeiçoar suas soft skills é importante estar em constante autoconhecimento e identificar o que pode ser aprimorado, alcançando o máximo do seu potencial, ou novas habilidades a se conquistar. Também é importante perceber quais estão mais em alta na sua área ou na empresa que você deseja se candidatar. 

Então, para se destacar na organização que você trabalha ou conquistar uma nova posição no mercado de trabalho, você já pode começar a trabalhar suas soft skills para obter vantagem nas entrevistas de emprego.

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