O turismo de observação de aves é uma alternativa muito buscada por amantes da natureza que tem um fascínio especial por pássaros e outras aves. Para essas pessoas, explorar os segredos das aves em seu habitat natural pode ser uma experiência verdadeiramente enriquecedora.

Esse turismo envolve viajar para locais específicos conhecidos por sua abundância de aves diversas e únicas. Isso acontece em diferentes tipos de vegetação e biomas, cada um com as suas características. 

Nesse cenário, Santa Catarina está ganhando destaque como destino para turistas dessa modalidade, e algumas regiões estão preparando roteiros para atrair e receber bem esse público,

Dicas para iniciantes

Equipamento

Binóculos, guias de campo e uma câmera são itens essenciais para uma boa experiência

Respeite a natureza

Mantenha-se sempre em trilhas designadas e respeite as regras locais para minimizar o impacto ambiental.

Aprenda com especialistas

Junte-se a tours guiados com especialistas locais para aprender sobre o comportamento das aves e maximizar suas chances de avistar espécies raras.

Turismo de observação de aves em Santa Catarina

Algumas regiões turísticas de Santa Catarina já realizaram estudos de viabilidade para este nicho de mercado, criando roteiros intermunicipais, como é o caso do Roteiro de Observação de Aves da Costa Verde & Mar. Outros municípios, como Urupema e Imbituba, estão fazendo isso de forma independente.

Diante disso, foram criados, dentro do Programa Senac Turismo, dois cursos que atualmente estão no portfólio da Educação Corporativa do Senac Santa Catarina. São eles: Condução de Observadores de Aves (30 horas) e Observação de Aves Silvestres (20 horas).

O turismo de observação de aves é uma oportunidade de se conectar profundamente com o mundo natural. Independentemente de onde você escolher explorar, cada jornada oferece novas descobertas. 

Planeje sua próxima aventura de turismo de observação de aves e se encante com essa forma de explorar a natureza.

Publicações Relacionadas