Programa Alimentos Seguros: segurança alimentar para seu negócio
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Seja de qual tipo for, o chocolate é o queridinho de muitas pessoas para uma refeição fora de hora ou para presentear alguém especial. Como gosto é algo pessoal e não se discute, os produtores abastecem o mercado com diferentes tipos de chocolate, pensados para agradar todos os paladares.
Desde o início da produção de chocolate, que data de milênios atrás aqui mesmo na América ainda como uma bebida amarga à base de cacau, o produto passou por muitas alterações, novos processos foram incorporados e a variedade cresceu com o passar do tempo e hoje está presente até em roteiros turísticos!
Quer saber um pouco mais sobre os tipos de chocolate mais comuns e conhecer alguns mais diferentões? O Senac SC preparou uma listinha:
Possivelmente o mais comum nas gôndolas dos supermercados, o chocolate ao leite tem o sabor adocicado que está entre os preferidos dos chocólatras. Costuma ter entre 36 e 46% de cacau na composição e comumente leva manteiga de cacau na composição para manter o sabor doce do jeitinho que todo mundo gosta.
É o chocolate com um percentual maior de cacau, passando de 50% e indo até 100%, aumentando o amargor junto com a incidência da matéria-prima. Além do cacau ser um ingrediente amargo, este tipo de chocolate leva pouco leite e açúcar, o que contribui para seu gosto característico.
Não é a novela do Walcyr Carrasco, mas também é uma ótima pedida. O chocolate com pimenta é uma combinação inusitada que dá muito certo. A picância da pimenta, dosada da maneira correta, aumenta a sensibilidade das papilas gustativas e torna o gosto do chocolate ainda mais intenso e marcante no paladar.
Unir dois ingredientes doces também dá muito certo! Nesta variedade, o chocolate é misturado ao caramelo, que traz mais dulçor e aquele toquezinho de gosto de queimado tão característico. O chocolate gold tem um teor de gordura mais elevado, que é equilibrado com doses maiores de cacau e leite para trazer um gosto incrível.
O cacau rubi é uma variedade mais presente no Equador, no Brasil e na Costa do Marfim, e o chocolate feito a partir dele tem como principal característica algo um pouco fora do que estamos acostumados: a sua cor rosada.
Levemente azedo e com notas frutadas, esta é uma novidade da indústria do chocolate, e vem ganhando cada vez mais espaço, e vale muito a pena experimentar.
O chocolate, além de ser uma ótima opção para beliscar, tem seu uso explorado de diversas maneiras na gastronomia. Se esse for um assunto do seu interesse, conheça os nossos cursos nesta área e invista no seu futuro!
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Quando se fala em gastronomia, muitas vezes nos concentramos em sabores, aromas e apresentações. No entanto, a textura dos alimentos desempenha um papel...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!