Gastronomia: como começar e empreender?
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Para quem ama chocolate, não faltam opções de turismo no Brasil. Da produção do cacau às experiências lúdicas na fabricação da iguaria, os visitantes encontram de norte a sul do país uma infinidade de atrações que aliam blends cheios de identidade a belezas naturais e patrimônio histórico.
Dessa forma, o que não faltam são roteiros para chocólatras de todos os gostos. Afinal, o turismo do chocolate mistura experiências gastronômicas com particularidades de cada região, que aguçam os sentidos e rendem passeios inesquecíveis. Tanto para famílias que buscam diversão, quanto para jovens que procuram aventuras e casais que desejam momentos românticos a dois.
“Os turistas buscam experiências surpreendentes com e através do chocolate. O chocolate como atrativo turístico é um produto que permite que aspectos lúdicos e sensoriais façam parte da sua composição”, afirma Luis Fernando Albalustro, analista de projetos e gestor do Observatório do Turismo de Santa Catarina.
Assim, nem é preciso sair do Brasil para aproveitar o turismo que oferece os mais diversos tipos de chocolate. Além de visitas às fabricas, é possível produzir doces personalizados e até conferir de perto esculturas gigantescas produzidas com o chocolate.
Na Serra Gaúcha, por exemplo, a cidade de Gramado inspirou mundos temáticos onde o chocolate é o protagonista. Da mesma forma, o turismo gastronômico com foco na iguaria se estende por diversos Estados brasileiros, destacando cidades como Pomerode (SC), Campos do Jordão (SP) e até Belém (PA).
Isso sem contar a Costa do Cacau no Sul da Bahia, conhecida pelas plantações da matéria-prima do chocolate. Confira, portanto, os destinos brasileiros que estão em alta no turismo do chocolate.
Desde a criação da primeira fábrica de chocolates em 1975, o chocolate artesanal de Gramado se transformou em um dos símbolos da cidade. Então, basta dar uma volta pelo centro para perceber a infinidade de lojas que oferecem o doce. Na região, são dezenas de fábricas e passeios que incluem experiências com chocolate o ano todo. No entanto, a cidade sempre prepara atrações especiais durante o período da Páscoa.
Entre os destaques, está o Reino do Chocolate da Caracol, que oferece um tour com a fabricação e história do chocolate. Ainda em Gramado, fica o Mundo do Chocolate da Lugano, um parque temático que traz mais de 200 peças esculpidas em chocolate – inclusive uma Torre Eiffel com 4 metros de altura.
Certamente, a cidade de Pomerode despontou nos últimos anos como destino para quem busca o turismo do chocolate. Afinal, o município da região do Vale Europeu incorporou em seu calendário de eventos a Oesterfest, que acontece na época da Páscoa.
Além de apreciar as casas em estilo enxaimel e toda a cultura dos colonizadores alemães e poloneses, quem visita Pomerode nesta época do ano também aproveita a Eier Parade, ou seja, a “Parada os Ovos”. E, é claro, as atrações gastronômicas com pratos típicos da região e muito chocolate. “A Oesterfest de Pomerode promete ser a maior festa da Páscoa do Brasil. E a fábrica local de chocolate faz uso na promoção desta experiência”, afirma Luis Fernando Albalustro.
Saborear um fondue ou apreciar um delicioso chocolate quente a mais de 1600 metros acima do nível do mar: Campos do Jordão, no alto da serra da Mantiqueira (SP) está entre os destinos de inverno mais procurados do Brasil. E, da mesma forma, entre os roteiros favoritos para os chocólatras de plantão.
Assim, não faltam na cidade opções de turismo para quem ama chocolate. Ou seja, a “Suíça Brasileira” traz o charme das cidades europeias e, ao mesmo tempo, diversas opções de ecoturismo. Ao mesmo tempo, oferece visitas a fábricas de chocolates como a Araucária e lojas conceito da Cacau Show e Chocolates Montanhês.
Longe do frio da serra e bem perto do litoral, no Sul da Bahia, está a Costa do Cacau. Ainda assim, na região, não faltam passeios para visitar as plantações de cacau -, a matéria-prima do chocolate. E, ainda, participar de roteiros que mostram a produção e a origem da iguaria.
Surpreendentemente, no decorrer da Estrada do Chocolate, entre as cidades de Ilhéus e Uruçuca, existem até experiências de turismo sustentável de chocolate. Ali, o visitante pode se hospedar e conhecer de perto não só as vastas plantações de cacau como todo o processo que transforma o fruto em chocolate.
Nos arredores de Belém (PA), está a ilha de Combu. O lugar ficou conhecido graças a um blend muito particular: o chocolate amazônico. O chocolate artesanal e 100% orgânico vem do fruto cultivado às margens do rio Guamá, já em solo da floresta amazônica.
O produto único conquistou chefs famosos como Thiago Castanho e Alex Atala. E, dessa forma, passou a atrair turistas do mundo todo em busca do chocolate com legítimo terroir paraense. Fábricas bem rústicas e artesanais, como da Dona Nena Filha de Combu, por exemplo, trazem roteiros que também inclui visitas às plantações e degustação.
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Quando você pensa em sommelier, o que te vem à cabeça? Alguns podem, a princípio, achar que o sommelier apenas é um especialista...
Fazer fermentação natural em casa pode parecer um processo complicado, mas com um pouco de paciência e prática, você pode criar seu próprio...
Novo Post!