Indicações geográficas em Santa Catarina
Você sabe o que é indicação geográfica? Primeiramente, indicação geográfica é uma certificação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ele atesta a...
Apesar da sua origem húngara, o Goulash – ou Gulasch em alemão – é um prato muito popular na culinária alemã. A receita é, basicamente, um ensopado de carne – que pode ser bovina, suína ou mesmo peito de frango – com o sabor marcante da páprica doce.
Um dos pratos mais antigos da região, goulash – que significa “comida de vaqueiros” em húngaro – era preparado pelos pastores húngaros com carne de vaca cozida, cebola, banha de porco, páprica, cominho, sal e água.
Perfeito para os dias mais frio, esse ensopado de carne parece uma delícia, não é? Então mãos à obra! O chef do Restaurante-Escola de Blumenau, Heiko Grabolle, ensina uma receita fácil e muito prática:
Corte a cebola em cubinhos pequenos e a carne em cubos maiores – de 2 a 3cm. Refogue a cebola com o óleo por alguns minutos. Adicione a manteiga e continue refogando. Em seguida, acrescente o alho e a páprica doce. Misture e refogue por mais alguns minutos. Adicione o extrato de tomate. Refogue novamente e junte a carne.
Após 10 minutos, adicione as ervas para deglaçar com o vinho e aguarde até ferver. Em seguida, adicione metade do caldo de carne. Ferva em fogo baixo por até duas horas, colocando mais caldo se necessário.
A dica para obter um bom caldo do Goulash é ferver por um longo tempo para reduzir e concentrar o caldo. A carne deve cozinhar no próprio caldo. Não use farinha para engrossar!
Cerca de duas horas depois, verifique a consistência da carne: ela deve estar macia e o molho cremoso. Sirva com arroz ou macarrão – e aguarde que, no mês que vem, ensinaremos como fazer o macarrão alemão, conhecido como spatzel!
Ficou com água na boca? Teste a receita em casa e conte para gente o que achou!
Para essas e outras receitas, acompanhe o Instagram do Restaurante-Escola e o blog do Senac SC! E se você quiser se especializar mais ainda, confira nossos cursos de culinária.
Guten Appetit!
Você sabe o que é indicação geográfica? Primeiramente, indicação geográfica é uma certificação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ele atesta a...
Se você possui um negócio gastronômico, seja um restaurante, lanchonete, cafeteria ou até mesmo um food truck, sabe o quanto é importante se...
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Novo Post!