O ensino híbrido é uma modalidade que veio para ficar. Por ser uma alternativa que alia a flexibilidade do ensino a distância e...
Projetos que o Senac participa na comunidade3 min read
Uma das marcas do Senac são projetos que a instituição participa na comunidade e a contribuição que promove na vida das pessoas. Entre eles, projetos que envolvem pessoas de todos os perfis demográficos. Conheça alguns e veja como participar dos projetos com apoio do Senac.
Antes de mais nada, é preciso conhecer o Senac e entender como ele atua enquanto instituição de ensino. Seja em cursos livres, técnicos, graduações, pós-graduações, EaD e outras modalidades, o Senac possui marcas formativas e metodologias que aliam teoria e prática.
Ainda nessas metodologias, também se aplicam projetos que visam o desenvolvimento educacional e profissional. Veja alguns clicando aqui.
Mas além disso, o Senac também promove projetos gratuitos que ajudam a sociedade de acordo com a necessidade de cada um. Conheça alguns:
Programa Senac de Gratuidade – PSG
Esse é um projeto que busca a inclusão de pessoas de baixa renda na instituição de ensino como forma de desenvolvimento. Nesse sentido, a intenção é incluir pessoas com renda per capita de até 2 salários mínimos em cursos que buscam atender as necessidades do mercado. Dessa forma, capacita pessoas em áreas que buscam profissionais e se dá a oportunidade para que elas ingressem no mercado de trabalho.
Contudo, para participar, você pode acessar e se inscrever nas vagas através do portal, na área do Programa Senac de Gratuidade.
Jovem Aprendiz
Outro programa que busca a inclusão é o Jovem Aprendiz. Esse programa ocorre em parceria com empresas do setor de comércio de bens, serviço e turismo. Nesse sentido o Senac entra com a parte teórica, capacitando jovens para exercer profissões que o setor necessita. Em contrapartida as empresas dão oportunidades práticas para esses mesmos jovens.
Nesse programa, a forma de ingresso se dá, exclusivamente, através das empresas. No entanto, para ingressar, o jovem que busca essa vaga deve se encaminhar em empresas do setor de bens, serviços e turismo e participar de processos seletivos. Nesse momento, a empresa encaminha o jovem para o Senac que oferece o curso de acordo com a vaga que o jovem ocupará. Saiba mais através do portal.
Além desses, outros projetos entram na grade escolar do Senac em parceria com instituições públicas e privadas que buscam a inclusão, capacitação e desenvolvimento da comunidade como um todo.
Senac e Polícia Civil por elas
Esse projeto, que recém foi lançada a edição de 2023, busca trazer para a vida de mulheres em situação de violência, novas oportunidades. Esse projeto, é um acordo de cooperação, onde a Polícia Civil visa orientar alunos a identificarem e combater situações de violência. Por outro lado o Senac oferece cursos de capacitação para promover a liberdade financeira feminina.
Novos Caminhos
Nesse mesmo sentido, o Programa Novos Caminhos busca trazer inclusão para jovens que passam por casa de acolhimento. Nesse caso, a parceria entre TJ e Senac, busca dar oportunidade para jovens desenvolverem habilidades e competências que facilitem o ingresso no mercado de trabalho.
Projeto Macroalgas
Outro projeto recente, se trata de uma parceria entre o Senac e a Epagri que busca estudar a utilidade de macroalgas na gastronomia. Nesse sentido, a intenção é trazer a alga Kappaphycus alvarezii aplicada na gastronomia e desenvolver pratos que diferenciam a gastronomia local e desenvolvam o mercado produtor de algas.
Ainda que seja uma instituição de ensino com diversas modalidades e níveis de educação, o Senac não se trata apenas de uma escola. Mais do que isso, atua no incentivo e desenvolvimento educacional e profissional de jovens que precisam de oportunidades de inclusão.
Publicações Relacionadas
Empreender na faculdade
A faculdade é um período de grande aprendizado e crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Esse é um momento ideal para explorar novas ideias,...
Consciência negra é um termo utilizado para expressar a percepção histórica que os negros têm de si mesmo. 20 de novembro, é comemorado...