Muito mais do que ofertar cursos, o Senac Santa Catarina atua no mercado como estímulo para o desenvolvimento pessoal e profissional através de eventos promovidos pela instituição. Continue a leitura e descubra todas as contribuições e como participar dos projetos.

História do Senac SC

Há mais de 75 anos, o Senac atua diretamente com desenvolvimento educacional para o comércio de bens, serviços e turismo. Com o crescimento constante desde 1947, hoje se faz presente em todas as regiões do estado com 28 unidades fixas. Entre elas, 16 faculdades, 2 centros especializados e centros de educação profissional, além das unidades móveis.

Atualmente, o Senac SC oferece cursos em diversos eixos tecnológicos:

  • desenvolvimento educacional e social;
  • ambiente e saúde;
  • gestão e negócios;
  • turismo, hospitalidade e lazer;
  • informação e comunicação;
  • infraestrutura;
  • produção alimentícia;
  • produção cultural e design; e
  • segurança.

Com isso, os eixos permitem a personalização da trilha profissional de acordo com a necessidade do mercado. Desse modo, os cursos oferecidos são cursos livres, técnicos, superiores, pós graduação, MBA, atendimento corporativo, entre outros, além do ensino médio que permite que o profissional construa uma carreira sólida.

Métodos de Ensino do Senac

Antes de tudo, o Senac SC se concentra em formar profissionais que supram as demandas do mercado. Por isso, a instituição não mede esforços para trazer a prática para dentro da instituição, seja com aulas em laboratórios ou em campo. Assim, o aluno aprende, não apenas a teoria, mas tudo que envolve a prática de uma atividade laboral.

aula prática de punção venosa no Senac Itajaí
Aula prática de punção venosa no Senac Itajaí.
Aula Show na cozinha Izakaya no Senac Blumenau.
Aula Show na cozinha Izakaya no Senac Blumenau.

Projetos desenvolvidos e apoiados pelo Senac

Como forma de motivar o aluno, o Senac promove a participação em eventos e competições que deem, não só visibilidade, como coragem para enfrentar os desafios da profissão.

Jovem Programador

Em parceria com o SEPROSC, o Senac SC promove o projeto Jovem Programador, evento que busca a capacitação para o mercado de tecnologia. Acima de tudo, o foco é na empregabilidade e desenvolvimento de habilidades tecnológicas que possam ser aproveitadas na prática.

Além disso, o projeto é gratuito para pessoas com renda per capita de até 2 salários mínimos. Em 2023, as vagas já estão abertas e você pode ter mais informações clicando aqui.

Em 2022, participaram do Jovem Programador:

  • 242 alunos;
  • 44 times;
  • 16 unidades do Senac;
  • 62 mentores.

Com disso, também aconteceram 239 entregas de projetos e 159 reuniões de mentoria.

Hackathon

Com origem do inglês, o termo se refere à maratonas de programação. Sendo assim, para finalizar o ciclo do Jovem Programador, o Senac promoveu o Hackathon que busca incentivar o desenvolvimento de programas que trazem soluções para problemas reais.

Na ocasião, é realizado um evento online com as equipes de todo o estado para promover desafios práticos da área de tecnologia. A ideia é incentivar a criação de projetos que possam trazer soluções para os problemas do dia a dia.

Para isso, as equipes precisam validar o problema com pesquisas de campo, prototipar soluções e testar. Porém, o maior objetivo do evento é colocar os jovens em contato com o mercado de trabalho para demonstrar suas habilidades reais.

Ainda assim, o evento premia 3 equipes, que em 2022 foram:

1º lugar: Equipe Perry Squad, de Blumenau

O projeto desenvolvido chama-se Talento Igual e se trata de uma plataforma que une candidatos que pertencem aos grupos de minoria à recrutadores. Nesse sentido, a ideia é facilitar a inserção desses grupos no mercado de trabalho.

2º lugar: Equipe CapYvara, de Palhoça

A equipe desenvolveu uma plataforma para gestão de EPIs, facilitando a distribuição de equipamentos e reduzindo ações trabalhistas. Chamado de Safe System, ela foi a responsável por premiar a equipe de Palhoça.

3º lugar: Equipe Patos Quânticos, de Florianópolis

Com foco na redução de faltas a consultas, a equipe programou uma plataforma que gerencia a agenda do SUS confirmando ou remarcando consultas. Podendo ser aplicado em outras frentes da saúde, a plataforma ganhou o nome de SUSi e ficou em 3º lugar no Hackathon.

Empresa Júnior Senac

Ainda promovendo a prática para o mercado de trabalho, o Senac formou a primeira Empresa Júnior da instituição em 2022. O objetivo é fazer com que os alunos consigam aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula, em uma empresa estruturada com todos os setores. Sendo assim, adquirem experiência e podem entrar no mercado de trabalho com mais facilidade.

Em 2023, tanto calouros como veteranos terão a oportunidade de se candidatar para vagas de presidente e diretor da empresa.

Participação em eventos

Ainda falando em fomentar a prática pedagógica, o Senac incentiva a participação dos alunos em eventos promovidos por outras instituições. Entre elas, o Startup Weekend, que tem como objetivo, levar uma empresa do conceito à criação em 54 horas. Nesse evento, os participantes começam apresentando ideias e formando equipes. A partir daí, começa o desenvolvimento de um modelo de negócio viável.

No último ano, alunos do Senac venceram o Startup Weekend em Criciúma com a criação de um APP para autistas que busca facilitar a aprendizagem.

alunos do Senac vencem o startup weekend de criciúma

Senac Corporativo

Contudo, o Senac Corporativo também estimula a cultura da inovação, criação, cooperação e aceleração dentro das empresas através do desenvolvimento dos colaboradores. Por isso, a instituição também oferece soluções para as empresas com o Senac Corporativo.

Consultoria Personalizada

Uma das frentes de atuação do Senac é justamente oferecendo uma consultoria personalizada para a empresa que precisa resolver uma dor específica. Dessa forma, o Senac faz o levantamento estratégico da dificuldade da empresa, e cria um plano de ação. Ou seja, é possível criar um curso ou capacitação que atue diretamente com os colaboradores envolvidos para desenvolvê-los e consequentemente crescer a organização.

Programa Conexão Educacional

Desde 2010, o programa busca criar estratégias pedagógicas inovadoras e diferenciadas para redes de ensino.

“Nós apresentamos soluções com foco nas práticas educacionais, com projetos sob medida para atender às necessidades específicas de organizações educacionais, levando em conta toda a comunidade escolar e as particularidades de cada região”

enfatiza a analista de projetos e coordenadora estadual do Conexão Educacional, Renata Scheidt.

Apenas em 2022, o projeto atendeu quase 9 mil participantes em cerca de 50 projetos.

Observatório de Turismo e Gastronomia

Muito mais do que os projetos acima, o Senac SC também busca contribuir para o desenvolvimento do mercado de comércio de bens, serviços e turismo. Dessa forma, atua junto com o Sistema Comércio nos Observatórios de Turismo e Gastronomia.

Observatório de Turismo

Em primeiro lugar, o intuito é de fornecer informações estratégicas para a tomada de decisão, planejamento e gestão dos negócios do setor. Dessa maneira, o observatório tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor dentro do estado. Ou seja, através do portal são fornecidos dados, informações, pesquisas e tendências que ajudam na formulação de políticas públicas e privadas.

Observatório de Gastronomia

Igualmente atua o Observatório de Gastronomia, que é atrelado ao Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Entretanto, além de informações que ajudam no mapeamento e disseminação de conteúdos sobre a rede produtiva, também possui responsabilidade com a sustentabilidade, resiliência, inclusão e segurança alimentar.

Nesse sentido, o Senac também tem uma grande colaboração com desenvolvimento de estudos sobre matéria prima. Por exemplo o Projeto Macroalgas, em parceria com a Epagri, que pesquisou a aplicabilidade da iguaria na culinária local. Além de novos pratos, o projeto também é uma oportunidade para geração de empregos e renda em toda a cadeia produtiva.

Em suma, o Senac SC busca unir a teoria com a prática para incentivar novas colaborações nos âmbitos profissional e pessoal. Com isso, acaba formando cidadãos que contribuem na sociedade como um todo. Além do potencial de empreender e acelerar o crescimento das empresas, podem também atuar em programas sociais.

Publicações Relacionadas