Cada vez mais presente nas grandes cidades, o apartamento studio tem se tornado uma alternativa para quem busca morar em um espaço reduzido e bem localizado. Algumas das características desse tipo de imóvel são o bom planejamento para todo o espaço ser bem aproveitado e o visual moderno, já que os studios são uma tendência recente no mercado imobiliário.

A decoração pode ser uma grande aliada para deixar o apartamento studio ainda mais aconchegante e prático. Mas, antes de te passar algumas dicas, vamos falar um pouco mais sobre este novo tipo de moradia que só tende a conquistar mais moradores.

Quais as vantagens de morar em um studio?

Normalmente, os apartamentos studio estão localizados próximos a áreas centrais ou de grande movimento em capitais ou outros municípios importantes. Desta forma, o morador está perto de grandes empresas, comércios e opções de lazer e cultura.

Além disso, pela localização, a mobilidade urbana não costuma ser um problema, pois as áreas centrais possuem mais linhas de transporte público, ciclovias e ciclofaixas, e o caminho é mais curto na maioria dos deslocamentos.

Muitos edifícios de apartamentos studio também possuem boa infraestrutura, como áreas de lazer, academia e elevador, algo que não é comum em prédios de kitnets, por exemplo.

A arquitetura do studio é outro diferencial, pela priorização de um ambiente prático e que aproveite bem todo o espaço disponível, aliado a uma boa decoração, que faz toda a diferença. Se liga nessas dicas para decorar o seu studio!

Dicas de decoração para seu apartamento studio

Móveis inteligentes

Já que a regra é aproveitamento de espaços, em um apartamento studio o móvel pode ter mais do que uma utilidade. Uma cama box ou sofá com baú, por exemplo, dá utilidade a um espaço que provavelmente não seria utilizado, e é ideal para guardar objetos que ocupam grandes espaços, como cobertores.

A utilização de nichos e prateleiras é uma maneira de aproveitar melhor as paredes do ambiente, sendo ótimas opções para ajudar na organização e incluir objetos de decoração. 

Os móveis também podem ser utilizados para separar e delimitar espaços em um studio. Uma estante de prateleiras, por exemplo, é uma boa opção para separar a cama do restante da casa, mantendo o aconchego e a usabilidade do espaço. 

Cores

Tons neutros, como branco, cinza e off white, são recomendados para ambientes compactos como os apartamentos studio, seja na parede ou nos móveis. Esse tipo de cor, além de ser aconchegante e não correr o risco de sair de moda, passa uma sensação de que o ambiente é maior.

Espelhos

Incluir espelhos decorativos nas paredes e nos móveis, como roupeiros e outros armários, traz uma sensação de amplitude para o studio. Sem exageros, é uma forma de dar mais vida ao ambiente.

Além da função decorativa, o espelho é uma necessidade para qualquer pessoa. Por isso, mantê-los bem posicionados além do ganho estético, traz praticidade para se arrumar para um compromisso e para as vaidades básicas do dia a dia.

Tapetes

Em um ambiente com poucas paredes, faz sentido utilizar a decoração para delimitar os ambientes. Além dos móveis, já citados, os tapetes ajudam a separar um ambiente do outro. Por exemplo, um tapete em frente ao sofá em direção a um rack pode indicar que trata-se de um ambiente como uma sala de estar, um tapete embaixo de mesa e cadeiras indica o espaço para fazer refeições, etc. Tudo vai da criatividade e das necessidades de cada um.

Portas de correr

As portas de correr chegaram há décadas e nunca saíram de moda. Seja em armários ou até nas portas do imóvel, elas são esteticamente agradáveis e não demandam a obrigação de deixar um espaço livre como uma porta comum. Essa economia de espaço faz toda a diferença em um studio.

Gostou do assunto? Que tal fazer um curso na área? Conheça as opções do Senac SC e invista no seu crescimento profissional!

Publicações Relacionadas