Passar mais tempo em casa pode fazer você querer deixar esse ambiente mais aconchegante. Não é mesmo? No entanto, quando o assunto é mudar a decoração, muitas dúvidas podem surgir e essa tarefa virar um desafio. O grande dilema na hora de escolher produtos que trazem mais conforto para casa acontece porque aquilo que representa conforto para uma pessoa talvez, para outra, não tenha o mesmo efeito. A boa notícia é que existem alguns elementos que contribuem para passar essa sensação de aconchego. E foi pensando nisso que separamos estas dicas para você planejar o que precisa realmente trocar ou adquirir para trazer mais conforto na decoração de casa.

Iluminação

A luz natural é sempre bem-vinda para os ambientes ficarem mais confortáveis. Por isso, a janela ampla é uma ótima opção para deixar a claridade entrar mais facilmente. Agora se a casa não tem esse espaço ou se mora em um apartamento com pouco iluminação natural, então é necessário apostar em luminárias. Além de trazer a luz que você precisa, ainda ajuda a fazer uma composição na decoração. Quanto ao tipo de lâmpada que você vai usar, é importante prestar atenção em algumas especificações.

Assim como você deve verificar o dimensionamento correto para o tamanho do cômodo, verifique também a cor da luz para escolher a lâmpada certa. A cor fria, aquela em que a luz é branca com tonalidade azulada, é ideal para ambientes que exigem mais da sua visão, como cozinha, lavanderia e escritório. Elas também proporcionam a sensação de maior amplitude do espaço. A cor quente, mais amarelada, ajuda a passar a sensação de relaxamento e conforto, mas interfere bastante nas cores do ambiente. Por isso, você pode usar em quarto, sala, em pontos de luz ou na iluminação indireta. E tem também a cor neutra. Ela é branca, podendo ser levemente amarelada, está mais próxima à luz do dia e tem como característica manter a cor natural dos objetos. Para ajudar a criar uma atmosfera de conforto, aposte nas lâmpadas com cores neutras ou quentes.

Texturas

Em um primeiro momento, as texturas podem parecer que têm apenas uma finalidade estética, mas não é bem assim. Alguns elementos além de sua função visual também irão contribuir para o conforto térmico e até acústico dos ambientes. Os tapetes, por exemplo, além de ajudar na composição visual reduzem o contato com pisos frios e diminuem ruídos.

Os tecidos são ótimos para trazer mais conforto e podem aparecer também em cortinas, almofadas e mantas. Tecidos como linho e algodão são boas opções para ambientes e estações mais quentes. Já para lugares mais frios, tecidos como lã e veludo irão proporcionar mais conforto.

Outra textura que contribui para a sensação de conforto é a madeira, pois não é tão fria quanto outras superfícies. Ela pode fazer parte da decoração em móveis, pisos laminados, luminárias e objetos decorativos.

Plantas

A sensação de bem-estar que as plantas proporcionam em um ambiente contribui bastante para trazer mais conforto para dentro de casa. Se não há muito espaço, você pode optar por flores ou folhagens pequenas, de sua preferência, cultivadas em vasos. Alguns tipos exigem cuidados simples e ajudam inclusive a purificar o ar. Vale até aquele vasinho de temperos que podem ser aproveitados na cozinha. Uma forma de trazer um pouco das cores, aromas e frescor da natureza para mais perto de você.

Estas são apenas algumas ideias para você se inspirar na hora de ter mais conforto na decoração de sua casa. Se você curte o universo de design de interiores, conheça um pouco mais sobre esse assunto voltado para a sustentabilidade ou faça um curso do Senac SC.

Publicações Relacionadas