Resolução de conflitos no ambiente de trabalho
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Muito além de conhecer pessoas no ambiente de trabalho, essa estratégia poderá te ajudar na sua evolução no meio corporativo. Sendo assim, amplie seu networking e potencialize sua carreira profissional.
Networking, seu significado origina da junção das palavras “net” – rede e “working” – trabalhando. Intuitivo de identificar seu significado, mas será que na prática também possui a mesma facilidade para executar?
Antes de mais nada, o fato de se relacionar de forma positiva no trabalho, vem ganhando cada vez mais força e importância, afinal de contas, não basta não ter atritos ou manter a “política da boa vizinhança”. Ser um bom profissional requer resiliência, saber falar e ouvir, no sentido mais genuíno de seu significado.
Primeiramente, é importante identificar um momento oportuno na hora da comunicação, para assim saber se relacionar mas também observar e criar oportunidades, e não estamos falando de aumentar seu círculo de pessoas necessariamente. Essa troca necessita ter qualidade durante a interação, tanto para você, quanto para quem estiver envolvido. O ganho deve ser mútuo.
Durante a pandemia, manter esse relacionamento ficou ainda mais desafiador. Para isso, a tecnologia está aí para nos ajudar a unir e diminuir o distanciamento, que nesse momento se faz necessário.
Antecipadamente, participe de grupos de estudo e trabalho online, plataformas digitais como Linkedin e Meetup, são alguns dos recursos que conseguirão suprir o fato de não se conectar presencialmente. Isso significa que é importante explorar essas ferramentas e conhecer as maneiras alternativas de alcançá-las.
Sobretudo, tente deixar sua timidez de lado e encare essa condição como oportunidade de conhecer pessoas que poderão agregar na sua carreira e você as delas.
– À primeira vista, resgate pessoas que são ou foram do seu convívio educacional, que agreguem conhecimento. Pode ser da escola, faculdade ou algum curso em comum. Às vezes podemos nos surpreender com pessoas que já passaram por nossas vidas em outros momentos e que podem proporcionar uma troca saudável de conhecimento.
– Utilize redes sociais e plataformas digitais para conhecer pessoas da mesma área que a sua. O nível de conhecimento pode ser variável de acordo com a região ou localidade e o aprendizado poderá ser muito enriquecedor.
– Quem não é visto não é lembrado, seja presencialmente ou online. Se mostre disponível para conhecer novas pessoas.
– Não de o passo maior que a perna na quantidade de contatos que almeja ampliar ou manter. Melhor do que ter bom relacionamento profissional, é conseguir dar a devida atenção durante a troca, e para isso, é importante ter um número de contatos coerentes com a sua disponibilidade.
De antemão, não esqueça que essas são apenas algumas dicas, mas de acordo com a situação, fique atento as oportunidades de agregar valor ao seu conhecimento e ao de outra pessoa. Aquele papo acompanhado de um cafezinho, pode ser um start de bons frutos profissionais!
Antes de mais nada, faça e receba convites para uma boa troca. Amplie seu networking e potencialize sua carreira profissional.
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