Com destinos para os mais diversos públicos, o segmento do turismo em Santa Catarina é aquecido em qualquer estação. O que não faltam são paisagens naturais para todos os gostos: um belo litoral para o verão e a serra para os dias frios de inverno. Além disso, é possível conhecer um pouquinho da Europa, por meio das festas típicas em Blumenau, Pomerode e Nova Trento. E, ainda, por meio das flores na Cidade dos Príncipes, as águas termais no Oeste ou, ainda, descobrir novos caminhos pelos cânions do Parque Nacional Aparados da Serra.

Dessa forma, lugar para explorar é o que não falta. No entanto, é preciso fomentar a inovação para que tudo isso não pare, especialmente neste momento de retomada da economia. Então, apostar em novas ideias e soluções disruptivas é o melhor caminho para mostrar o que o Estado tem de melhor. Isso é justamente o que a Fecomércio SC| Sesc |Senac  estão fazendo.

Inovação no turismo em Santa Catarina

Como o Estado possui 13 instâncias de governança regionais (IGRs), que buscam fomentar a oferta turística local, ainda em 2018, o Senac SC e a Fecomércio SC iniciaram o Turismo Catarinense em Movimento (TEM SC). Desse modo, o projeto percorreu todas as regiões de Santa Catarina para ouvir o trade. Além de elencar as prioridades, estabelecer estratégias e acompanhar os resultados. A iniciativa contou com mais de 500 participantes e resultou em 242 ações com prazos e prioridades definidas.

Paisagem do Caminhos do Alto Vale

Já em 2019, o Senac SC e a Fecomércio SC lançaram o Observatório do Turismo de Santa Catarina. A plataforma que reúne pesquisas, dados e indicadores que servem de subsídio para a tomada de decisões para o setor público e privado. E, ainda, o planejamento de ações e gestão do segmento turístico catarinense.

Contudo, com a pandemia do coronavírus, novos projetos foram criados para auxiliar as IGRs na retomada do turismo em Santa Catarina. Desse modo, foi criado em 2020 o DisrupTur, com o objetivo de colocar o turismo como protagonista no atual cenário econômico. Na edição deste ano, o projeto vencedor foi da IGR Encantos do Sul, com a plataforma de compartilhamento de experiências “Laboratório do Turismo”. Ao todo, foram dois meses de mentorias, que resultaram em 200 horas de inovação e 36 de imersão.

Educação para o turismo

Primeiramente, mais do que incentivar o ecossistema turístico em si, a capacitação de profissionais na área é essencial para um bom atendimento – o que faz o turista querer retornar. Assim, dentro do Senac Corporativo foi criado o programa Senac Turismo, que tem a proposta de ofertar cursos e capacitações customizadas.

Região turística Encantos do Sul

Assim, a ideia é direcionar a qualificação e aprimoramento para a conquista de resultados positivos, com o intuito melhorar os negócios e desenvolver o potencial dos estabelecimentos para receber visitantes e turistas. Mais de 1.600 empresas procuraram as soluções do Senac Corporativo em 2020, apenas no segmento do turismo, resultando em 4500 alunos matriculados nas modalidades presencial e EaD. Inclusive, mais da metade dos cursos oferecidos foram por meio do Programa Senac Gratuidade.

Além dos estabelecimentos turísticos, os órgãos públicos precisam estar preparados. É aí que entra o Plano Municipal de Turismo (PMT), que segue diretrizes e metas alinhadas ao Plano Nacional de Turismo. Então, na prática, prevê a melhoria da qualidade e competitividade do setor, além da promoção da sustentabilidade. No último ano, foram desenvolvidos planos para fomentar o turismo catarinense de norte a sul, leste a oeste do Estado.

Grande Oeste de Santa Catarina

Da mesma forma, para estar preparado para todos os momentos, é preciso entender o mercado. Assim, a Fecomércio SC, disponibiliza portfólio com mais de 60 pesquisas. Entre elas, seis são voltadas para o setor de turismo: Verão, Carnaval, Festival de Dança, Inverno na Serra, Festa do Pinhão e Oktoberfest.

Turismo gastronômico

Da mesma forma, a gastronomia está presente na experiência turística, como ingrediente fundamental para explorar a história, cultura e lifestyle de uma cidade. Acima de tudo, a ferramenta auxilia os empresários e gestores para a tomada de decisões, avaliação de cenários e subsídios para políticas públicas.

Assim, o Observatório da Gastronomia contribui com informações relevantes para o crescimento do setor. Mas também com produção e disseminação de conteúdo próprio e pelos parceiros que disponibilizam dados sobre o segmento. O acesso à plataforma é gratuito e pode ser feito aqui.

Diálogo com mercado

Para inovar, é necessário que os atores do setor estejam envolvidos no mesmo propósito. Assim, a Fecomércio SC conta com a Câmara Empresarial do Turismo, composta por 21 entidades e 13 IGRs. O órgão de caráter consultivo opera como um espaço de proposição e debate sobre temas de interesse e pautas estratégicas. As sugestões e propostas de ações são encaminhadas para a Fecomércio SC que,como representante legal do setor, tem papel estratégico nas articulações com o Governo do Estado e demais entidades nas pautas de interesse.

Belezas naturais do Caminho dos Cânions

Além disso, a entidade faz o acompanhamento legislativo nas câmaras de vereadores, Alesc e Congresso Nacional de projetos de lei que possam impactar o setor.  A Federação atua de forma propositiva e permanente. E, dessa forma, contribui com análises técnicas dos projetos e posicionamento, para que a tramitação esteja alinhada com a agenda prioritária da entidade e dos setores representados.

Turismo social em Santa Catarina

Democratizar atividades de lazer também é uma forma de inovar. Assim, o Sesc SC realiza viagens regionais, nacionais e internacionais, com roteiros que vão além das visitas convencionais aos pontos turísticos. A ideia é promover em todas as suas programações o enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos.

Portanto, na área do turismo em Santa Catarina, a entidade conta com três meios de hospedagem: Hotel Sesc Cacupé, de frente para o mar de Florianópolis, Pousada Rural Sesc Lages, na Serra catarinense e o Hotel Sesc Blumenau. Além de democratizar, as ações fomentam o turismo no Estado. Para se ter uma ideia anualmente são desenvolvidos 500 roteiros, destes, 300 são apenas em Santa Catarina.



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