Em um ambiente de trabalho cada vez mais competitivo, ter uma gestão positiva pode impactar diretamente no alcance de metas e resultados. Continue a leitura e confira os diferenciais deste modelo de liderança.

O que é a Gestão Positiva?

Para começar, imagine um colaborador proativo, capaz de influenciar, cobrar resultados sem hostilidade e ainda encontrar soluções criativas para os desafios cotidiano. Pensou? Essas quatro características unidas ao autoconhecimento fazem parte desse estilo de gestão, voltado ao desenvolvimento do capital humano empresarial.

Seu objetivo é trazer à tona os pontos fortes de cada profissional, com foco nas competências e experiências adquiridas no decorrer de sua trajetória. Como resultado, os índices de burnout, rotatividade e absenteísmo se tornam menores. Com isso, a gestão acaba colaborando para a promoção de uma cultura positiva e o crescimento de todos.

Apesar de parecer uma tarefa fácil e até mesmo natural, os desafios muitas vezes levam à desunião do time. Para conduzir e inspirar os colaboradores nesse momento, algumas técnicas de gestão positiva podem colaborar, sendo.

Investir nas qualidades humanas ao invés de focar na melhora dos pontos fracos;

Frequentemente reforçamos os pontos fracos da equipe buscando a melhoria. Porém, é importante lembrá-los das qualidades e como elas são importantes para o time.

Estabelecer um propósito comum associado aos valores pessoais de cada colaborador para o alcance dos resultados;

Tanto quanto valorizar um funcionário, é importante colocá-lo como parte de um todo. Sendo assim, estabelecer propósitos que façam sentido com os valores pessoais de cada um pode ser um bom começo.

Estimular as boas relações, o aprendizado constante e o bem-estar para manter um ambiente de trabalho mais colaborativo e resiliente;

É provável que alguns colaboradores passem mais tempo com os colegas de equipe do que com seus próprios familiares. Sendo assim, é importante manter a sinergia e as boas relações, tornando o ambiente muito mais agradável.

Delegar atividades para que os colaboradores desenvolvam sua a autonomia;

Nesse sentido, podemos dizer que as relações não só se fortalecem, como também estabelecem confiança entre si.

Manter uma rotina de feedbacks para que a melhora do desempenho seja constante.

Acima de tudo, os feedbacks abrem espaço para análises que podem desencadear uma série de melhorias e reforço dos pontos fortes. Além disso, o feedback positivo ainda pode motivar a equipe.

Com isso, podemos concluir que a Gestão Positiva não apenas motiva a equipe como melhora a performance. Ou seja, os benefícios de aderir à essa gestão vão além dos números, atingem o ser humano como parte de um todo.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para curtir nossa página no LinkedIn e acompanhe tudo o que acontece no Senac Santa Catarina.

Publicações Relacionadas