Com o aumento da competitividade no mercado de trabalho, as habilidades socioemocionais e o autoconhecimento têm ganhado destaque ao longo dos últimos anos. Em outras palavras, além do domínio de competências técnicas, o profissional do futuro precisa estar qualificado para resolver problemas, lidar com novas ferramentas e gerenciar conflitos.

Dessa forma, conhecer a si mesmo é fundamental para garantir o sucesso profissional. Saiba mais sobre o tema e a importância do autoconhecimento para alavancar também a sua carreira. 

O que é o autoconhecimento e qual a sua importância?

Se autoconhecer é um processo que revela um novo mundo de oportunidades. Em  momentos de introspecção é possível identificar pensamentos e ações recorrentes, responsáveis por quem somos, nossos objetivos e próximos passos para alcançá-los.

Portanto, o autoconhecimento nos leva à consciência sobre nossas capacidades e limitações, valores e propósitos, permitindo o aprendizado constante. Vale lembrar que esse é um processo de crescimento contínuo. Ou seja, requer tempo e mudanças internas gradativas para construção da melhor versão de si mesmo.

Autoconhecimento no ambiente profissional 

Sair do piloto automático e lidar com desafios nem sempre é tarefa fácil. Principalmente quando não conhecemos nossas aspirações, competências e comportamentos diante de diferentes cenários. 

Para facilitar essa jornada em busca do autoconhecimento profissional, algumas perguntas são importantes, como:

  • Quais são os meus principais talentos e quais preciso desenvolver?
  • O que eu gosto (ou não gosto) no meu trabalho atual?
  • O que a palavra “sucesso” significa para mim?
  • Quais são os três elementos que não podem faltar na minha carreira?
  • Quais são as minhas maiores conquistas até aqui?
  • O que mais e o que menos me agrada na minha personalidade?
  • Aonde quero chegar em cinco e dez anos?
  • O que eu gostaria e não gostaria que fizesse parte da minha rotina?
  • Quais são as minhas paixões profissionais e pessoais?
  • Qual legado eu quero deixar para o mundo?

Responder esses 10 questionamentos é um bom ponto de partida para conhecer a sua essência e identidade. Assim como definir objetivos e metas para garantir o crescimento profissional e o desenvolvimento de novas habilidades. 

Além disso, o autoconhecimento também é um fator essencial na hora de selecionar uma oportunidade. Por exemplo:  se você possui um perfil procrastinador e está se candidatando a uma vaga para trabalhar sob pressão, será necessário desenvolver habilidades voltadas à organização, foco e autogestão.

Exercícios e técnicas para implementar no dia a dia

Gostou do assunto e quer saber mais sobre como se desenvolver? Então conheça 3 exercícios e técnicas para inserir em sua rotina:

  • Solicite feedbacks construtivos: busque pessoas de confiança e imparciais para conversar sobre seus pontos fortes e de melhoria. Essa percepção externa pode ser útil para confrontar a visão que os outros têm de você da percepção que você gostaria de transmitir.
  • Procure ferramentas: técnicas como o ikigai, mapa da felicidade e filme sobre a vida auxiliam na hora de refletir sobre os pontos completos e as lacunas da vida profissional.
  • Questione-se: faça perguntas que conduzam às descobertas e ações. Ampliar os horizontes é a melhor forma de se autoconhecer.

Essa publicação foi útil para você? Esperamos que sim! Para se desenvolver profissionalmente é necessário buscar o aprendizado constante. Acesse nosso portal e saiba mais sobre a metodologia de ensino Senac SC e os cursos disponíveis.

Publicações Relacionadas