Programa Alimentos Seguros: segurança alimentar para seu negócio
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Hora de sair de casa, checar os itens essenciais: celular, chave, carteira ou bolsa, e claro, a máscara. Nessa nova rotina por conta da Covid-19 esse item tornou-se fundamental, e na maioria dos lugares, obrigatório. Mas, junto com essa nova realidade surgem também novas fake news sobre a eficácia do uso da máscara.
Mesmo com orientação de especialistas, recomendações de órgãos internacionais de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda há muita gente confusa e com dúvidas sobre a importância do uso da máscara e sua eficiência na prevenção à Covid- 19.
Por isso, reunimos aqui algumas “informações” que circulam pelas redes sociais e naqueles grupos de conversas para te contar o que é fato ou fake sobre as máscaras de proteção.
FAKE- A Organização Mundial da Saúde (OMS) já esclareceu que o uso da máscara não provoca intoxicação por dióxido de carbono, contrariando mensagens compartilhadas que diziam que o ar expelido pelas vias aéreas dentro da máscara acabava contaminando a pessoa com a retenção excessiva de gás carbônico. Isso não é verdade, gente!
FAKE- Autoridades sanitárias explicam que as máscaras de proteção feitas de maneira correta como explicamos nesse post, são sim, aliadas no combate ao Coronavírus. Eles relatam que máscaras higiênicas ou de panos agem como uma barreira que evita a propagação de gotículas, que podem ou não estar contaminadas. E também, são mais baratas e fáceis de produzir.
Os especialistas também reiteram que as máscaras mais eficazes,obviamente, são as cirúrgicas. Mas, elas são utilizadas pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente e pelos pacientes internados nos hospitais.
FATO- O uso das máscaras de proteção não é o único método de prevenção da Covid-19. Ela é um item importante e fundamental para quando você tiver que sair à rua ou estiver em ambientes com outras pessoas.
Mas, além da máscara não se pode esquecer do distanciamento social, manter as mãos e objetos higienizados, evitar sair de casa sem ser para atividades essenciais, como supermercado e farmácia.
FAKE- Como explica o biólogo, Átila Iamarino, a máscara precisa causar desconforto, sim. Para que ela cumpra sua função de filtrar o ar, é necessário que ela cause uma determinada dificuldade em respirar. Mas, isso não compromete o fluxo de oxigênio que entra no seu corpo.
Então, fique atento a tudo que lê por aí e desconfie sempre. Procure fontes confiáveis e oficiais, e seja um perito em fato ou fake. Não saia compartilhando tudo que recebe. Agora, já sabe…máscara sempre a postos e higienizada!
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
O ensino médio é uma etapa fundamental na formação acadêmica e profissional dos jovens. Nos últimos anos, o modelo de ensino médio integrado...
O ensino híbrido é uma modalidade que veio para ficar. Por ser uma alternativa que alia a flexibilidade do ensino a distância e...
Novo Post!