Confira no infográfico abaixo duas maneiras de como você pode fazer sua máscara: Nas últimas recomendações do Ministério da Saúde, as máscaras agora são indicadas para toda a população enquanto estiverem em contato com outras pessoas. Após alguns estudos, a máscara, em associação com as outras medidas de prevenção, tem se mostrado eficaz para evitar a contaminação.

Mas, um dos poréns dessa prática é que o manuseio errado da máscara pode mais propagar do que evitar a contaminação da COVID-19. O uso dela é algo novo e pode incomodar, por isso, ficamos com aquela vontade de sempre encostar a mão no rosto e isso não é bom. Além disso, a máscara não é a única prática que deve ser adotada, todas as outras devem ser mantidas, como lavar as mãos e manter distância das outras pessoas. 

Agora você deve estar pensando “preciso comprar uma máscara!” e nós te diremos CALMA, não faça isso. Existem diversos tipos de máscaras, as mais eficazes são as N95/PFF2, mas elas são destinadas estritamente aos profissionais da saúde. Se você sair comprando esse tipo irá causar mais escassez do item para quem realmente precisa. Por isso, nós temos aqui algumas recomendações sobre como fazer e higienizar sua máscara.

Qual material para fazer a máscara?

Você pode fazer sua máscara em casa de diversas formas. Os tecidos mais indicados são: 

– Tecido de saco de aspirador

– Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%)

– Tecido de algodão (como camisetas 100% algodão) 

– Fronhas de tecido antimicrobiano 

Como fazer?

Além de higienizar após o uso, é importante que antes de utilizar a máscara ela também seja lavada, conforme as instruções abaixo. 

Como higienizar a máscara?

Deixe a máscara de molho em solução com água sanitária por 30 minutos. Em seguida, estenda e somente use novamente quando ela estiver bem seca. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.

 A concentração de água sanitária é de 1 para 50. Ex: 10ml de água sanitária para 500ml de água.

Lembrando que a máscara é apenas uma medida a mais de proteção, todas as outras devem ser mantidas, como a higienização frequente das mãos e o distanciamento social. 

As máscaras não podem ser compartilhadas em hipótese alguma. Elas devem cobrir a boca e o nariz e serem amarradas ou presas com firmeza. Recomenda-se que após duas horas de uso, elas devem ser trocadas, ou quando estiverem umedecidas. 

Recomendações de higiene e limpeza para empresas

Se você tem uma empresa, nosso professor Marcos Vinicius Petri, engenheiro de Segurança do Trabalho, ensina alguns procedimentos de higiene e segurança para o seu negócio. 

Se você quiser mais informações além dessas, a Prefeitura de Florianópolis fez uma nota técnica com informações detalhadas sobre o uso de máscaras. Você também pode acompanhar algumas recomendações diretamente no site do Ministério da Saúde

Neste momento, o mais importante é estar bem informado e seguir as recomendações de higiene dos órgãos de saúde. Vamos juntos cuidar da nossa saúde e de quem está ao nosso redor.

Publicações Relacionadas