Caminhos na área de TI
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O comércio eletrônico ou e-commerce veio para ficar. Afinal, a pandemia apenas acelerou o que já era uma tendência. Assim, de acordo com um levantamento da Neotrust, em 2021, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, que totalizou mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior, mesmo após as flexibilizações da pandemia.
Ou seja, o investimento em e-commerce vale a pena, mas é necessário ir mais além. Até porque envolve muito mais do que uma plataforma com design atrativo e adequado, mas também planejamento, estratégias, gestão, disponibilidade e agilidade. Sem contar que, inegavelmente, a experiência do cliente deve ser a melhor possível, pois, caso contrário, o cliente estará no site do concorrente.
Diante disto, então você pode questionar: como posso vender mais e crescer no e-commerce? Os professores do Senac SC elencam 5 importantes dicas:
O professor Evandro Moritz Luz, especialista nas áreas de gestão empresarial e logística, afirma que é necessário investir na etapa posterior ao pagamento. Afinal, já consideramos que o cliente já fez o pedido, o pagamento já foi confirmado, portanto, inicia-se uma série de atividades internas na empresa e externas até o cliente efetivamente receber o seu pedido.
Assim, é preciso encantar o cliente. “Eficiência e agilidade estão entre as principais características de diferenciação entre os concorrentes, quanto tempo deve demorar esta etapa? É preciso avaliar cada tipo de negócio, mas em comércio eletrônico a velocidade é fator motivador para a escolha do cliente entre comprar da sua empresa ou do seu concorrente”, comentou.
Ainda que seja fundamental atrair novos consumidores, é necessário também que se tenha uma dedicação constante em manter as melhores experiências para os seus clientes atuais. Logo, eles precisam se sentir valorizados, e reconhecerem o quanto você quer mantê-los sempre por perto.
“Aplicar as melhores estratégias de retenção certamente vão trazer bons resultados ao seu e-commerce, e objetivar um aumento do ticket médio da sua carteira com a valorização e a apresentação de outros produtos, programas de fidelização, promoções especiais, dentre outras estratégias que façam o seu cliente voltar à loja on-line”, afirmou Moritz.
Assim, conquistar um novo cliente costuma ser mais caro que manter um já conquistado. Para Diego Dornelles, professor de marketing no curso de Gestão Comercial da Faculdade Senac Florianópolis, duas excelentes formas de fazer isso é usando as técnicas de up sell, ou seja, oferecer uma versão mais cara de um mesmo produto, e, também, cross sell, quando se oferece um produto complementar à compra original. “Você pode fazer isso oferecendo um cupom de desconto para compras futuras”, recomendou.
Last mile, em tradução livre, significa “última milha”. Dessa forma, no e-commerce é o último ponto de contato com o seu cliente e deve representar uma importante experiência. Embora muitas vezes, esteja a cargo de uma transportadora, uma empresa terceirizada, é necessário que seu e-commerce ainda deva continuar atuando com visão comercial. “O last mile é um passo importante para que este cliente permaneça contigo, para que este cliente seja encantado por intermédio de ações simples que se identificam com o que você oferta em produtos, e com o seu propósito”, enfatizou.
Trabalhar de forma isolada no e-commerce pode ser uma opção arriscada. Afinal, em um mundo cada vez mais conectado, fazer parte de um ecossistema traz grandes benefícios. Dessa maneira, um exemplo é o marketplace: além de competir, grandes redes varejistas disponibilizam uma integração com sua plataforma de compra e venda para que outras empresas também possam vender, fazendo com que esses negócios cheguem a lugares e públicos que, sozinhos, talvez não conseguiriam chegar.
“Dessa forma, a empresa amplia sua capacidade de expor seus produtos e serviços para mais clientes, utilizando toda a estrutura logística e operacional do marketplace”, comentou Dornelles.
Entender a jornada do cliente significa, essencialmente, mapear o que ele faz antes, durante e após uma compra no seu estabelecimento, como por exemplo: quais são seus desafios, onde ele busca por informações, quem influencia ele, como ele compra, como ele usa, quem ele presenteia.
Assim, ter essas informações é essencial para você definir as melhores formas e canais para divulgar o seu negócio. “No ambiente on-line, esse processo se torna muito mais fácil. Uma das ações que mais gera resultados no e-commerce é o retargeting (ou remarketing), que consiste em buscar os clientes que ainda estão decidindo sobre a compra”, destaca Dornelles.
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