O mercado de trabalho se reinventa diariamente com fontes alternativas de renda. Nesse espaço, os pequenos negócios do ramo alimentício são os que mais têm ganhado destaque, principalmente pela criatividade! Por isso, aqueles que buscam empreender na gastronomia devem estar atentos às tendências. Só assim é possível inovar e oferecer um produto atrativo, qualidade considerada crucial para a captação de novos clientes!

Qual é o seu diferencial? 

O primeiro passo para conquistar bons resultados com pequenos negócios é propor diferenciais que atraiam a atenção dos clientes. Seja com um ingrediente especial ou uma divulgação eficiente nas redes sociais, o importante é usar criatividade a seu favor para ajudar a aumentar os seus lucros. Por isso, se você pretende empreender na gastronomia, fique atento às tendências do mercado. Ideias como food bikes e receitas instagramáveis são algumas das apostas que conquistaram o público pela inovação nos últimos anos!

5 negócios em alta para empreender na gastronomia:

1. Marmitas saudáveis

Conciliar o hábito da alimentação saudável com a rotina acelerada do dia a dia costuma ser uma missão difícil para grande parte das pessoas. Nesse contexto, a procura por marmitas caseiras e saudáveis ganhou espaço entre empreendedores do ramo alimentício. Além das refeições para consumo imediato, já é possível encontrar locais e fornecedores que oferecem marmitas saudáveis congeladas para consumo posterior. É possível até oferecer um serviço de assinatura de refeições saudáveis e vendas em quantidades maiores. Ideias como essas chamam a atenção do cliente principalmente pela praticidade!

2. Pães e geleias caseiras

Um pão caseiro com geleia de frutas lembra a infância, o que faz deles boas opções para quem deseja trabalhar com gastronomia artesanal. Mas, para oferecer um alimento que corresponda à expectativa do cliente é importante adotar algumas práticas. A primeira delas é optar pela fermentação natural, que destaca o sabor caseiro do produto. Manter uma rotina de entregas logo após a produção também é importante, já que pães quentinhos costumam ser irresistíveis! Já quem optar pela comercialização de geléias deve estar atento à sazonalidade das frutas, algo que diminui o custo da produção.

3. Bolos de pote e outros doces

A alimentação saudável está em alta, mas receitas de doces e sobremesas caseiras também! Os famosos bolos de pote, brigadeiros gourmet, brownies e as palhas italianas são algumas opções que fazem sucesso, inclusive em datas festivas. Nesses casos, uma embalagem bonita que destaque o produto pode ser uma forma de estimular a compra, até mesmo para presentes! Por isso, experimentando receitas e apostando na criatividade, é possível entrar nesse nicho com potencial. 

4. Alimentação infantil

As crianças precisam de uma alimentação saudável e nutritiva. No entanto, preparar todo o cardápio semanal pode ser uma tarefa difícil na rotina de muitos pais. Os pequenos gostam de lanches coloridos e saborosos que prendam a atenção durante a refeição. Portanto, que tal usar isso como uma aposta para empreender na gastronomia artesanal? Tanto em refeições tradicionais quanto papinhas e lanches, certifique-se de que a porção infantil seja saudável e nutritiva!

5. Aposte na praticidade

Se as pessoas buscam por alimentos prontos em diferentes segmentos é porque elas precisam de alternativas práticas! Por isso, independente do tipo de refeição que você vai comercializar, aposte em pedidos e entregas facilitadas! Com as redes sociais e aplicativos, essa ideia pode ser aprimorada facilmente. Dar atenção a esses detalhes pode fazer toda a diferença nas suas vendas!

Após escolher seu produto e o seu diferencial, é importante criar uma marca para estampar seu negócio. Com todos os elementos em mãos, brinque com sua criatividade e atualize o cardápio constantemente. Se você quer aprimorar o seus conhecimentos culinários, o curso superior em gastronomia pode ser um aliado para alavancar a sua profissão!

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