Gastronomia: como começar e empreender?
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Nem sempre a comida saudável esteve no cardápio dos brasileiros. Hambúrguer, pizza e cachorro-quente sempre foram opções muito procuradas no ramo gastronômico, naqueles momentos em que se procura uma refeição rápida fora de casa. No entanto, esse cenário vem se modificando com o crescimento do setor de bebidas e alimentação saudável, movimento que colocou o Brasil na 5ª posição do ranking dos países mais importantes para o setor em 2016, segundo a agência de pesquisas Euromonitor International.
Cereais integrais, grãos e sementes ganham espaço no prato dos brasileiros e, agora, passam a integrar o cardápio de mais pessoas. A preocupação dos consumidores com os ingredientes que compõem seu prato, fez com que a indústria procurasse por produtos mais leves e naturais e passasse a oferecer preparos mais saudáveis.
Assim, algumas novidades têm surgido nesse segmento, como os alimentos plant based – com matérias-primas de origem vegetal; clean label, que significa “rótulo limpo”, ou seja, com redução no uso de conservantes e aditivos nos produtos, além de embalagens com informações mais claras; e free from, alimentos sem algum ingrediente, como glúten, açúcar, aditivos químicos e leite de vaca.
O relatório Brasil Food Trends 2020 listou as características valorizadas pelos consumidores no que diz respeito à alimentação saudável. Entre elas estão:
Os restaurantes voltados para o consumidor que busca uma alimentação saudável, quando oferecem um cardápio diferenciado e que realçam alimentos funcionais, como grãos, peixes, oleaginosas e folhas, também acabam atraindo vegetarianos, veganos e pessoas com restrições alimentares como os celíacos, que não podem ingerir glúten.
A mudança nos hábitos de consumo influencia na demanda de mercado de alimentos. Pessoas com restrições alimentares, vegetarianos, veganos, quem busca alimentação funcional e qualidade de vida são os públicos que ditam essa tendência. Uma pesquisa realizada pelo Ibope demonstrou que 15,2 milhões de brasileiros se declaram adeptos do vegetarianismo, reforçando o crescimento deste nicho de mercado. Dessa forma, oferecer esse tipo de culinária é uma oportunidade no setor alimentício, em que se tem cada vez mais segmentos especializados para atender aos diferentes públicos.
A sua criatividade pode te ajudar a investir nesse segmento em expansão, por exemplo. Há oportunidades em alguns modelos de negócios que permitem empreender dentro do mercado de alimentação saudável. Confira:
A loja de produtos naturais vende principalmente alimentos saudáveis, orgânicos, produtos locais e suplementos nutricionais. Você pode apostar explorar determinadas linhas de alimentos para evitar concorrência.
Esses lugares são procurados quando as pessoas precisam comer fora de casa e buscam opções rápidas que correspondam aos seus hábitos alimentares. Além do cardápio tradicional, investir também em opções saudáveis abrange um maior número de pessoas.
Opções prontas não são novidade, mas nesse segmento você pode investir em serviços de marmitas saudáveis, congeladas ou não. A comercialização pode ser realizada em loja física ou por delivery. Planos de refeições diárias completas semanais ou mensais também podem ser um diferencial.
Comprar frutas, legumes e verduras sem sair de casa! Com a rotina agitada das pessoas, o delivery é ideal para atender quem deseja preparar os alimentos em casa, entregando semanalmente ou em dias pré-definidos uma cesta com produtos saudáveis e/ou orgânicos certificados na sua casa.
Açougue sem proteína animal! Ainda pouco conhecidos, a vantagem desses açougues é atender o público vegano e facilitar a transição de pessoas que desejam mudar seus hábitos alimentares, mas ainda são apegadas ao sabor ou à consistência de produtos de origem animal em suas refeições. As opções têm o formato igual aos produtos de origem animal, como bife de feijão, hambúrgueres de berinjela e bacon de coco.
Já pensou em investir no ramo gastronômico e na sua carreira profissional? O Senac SC possui o curso de Gastronomia, para você empreender nessa área.
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Quando você pensa em sommelier, o que te vem à cabeça? Alguns podem, a princípio, achar que o sommelier apenas é um especialista...
Fazer fermentação natural em casa pode parecer um processo complicado, mas com um pouco de paciência e prática, você pode criar seu próprio...
Novo Post!