Os probióticos já estão estabelecidos como aliados da saúde humana, principalmente em alimentos que ajudam no reequilíbrio da flora intestinal. Há alguns anos, a indústria de cosméticos vem incluindo os probióticos em seus produtos, por conta dos benefícios que esses micro-organismos podem trazer na hidratação, rejuvenescimento e proteção contra a acne, por exemplo.

Mas, antes de falarmos mais sobre os benefícios, você sabe o que são probióticos? O Senac SC te explica um pouquinho agora:

O que são probióticos?

Probióticos são bactérias que fazem bem para o organismo, quando administradas em quantidades adequadas. Estão bastante presentes em iogurtes e outros laticínios, às vezes nomeados como lactobacilos vivos, e têm função importante no reforço da flora intestinal e até no fortalecimento do sistema imunológico.

No caso dos cosméticos, os probióticos vêm da fermentação de ingredientes naturais, como óleos, plantas e flores, e são incluídos na formulação de cremes, sabonetes e outros produtos.

Benefícios dos cosméticos com probióticos

Os probióticos presentes nos cosméticos, somados a outros ativos presentes na fórmula, trabalham na redução das linhas de expressão faciais, recuperam a pele e ajudam na prevenção de espinhas. Isso acontece pois os probióticos aumentam a eficácia dos ingredientes vegetais, facilitando a absorção pela pele

Além do benefício estético, os probióticos podem ajudar na manutenção da saúde da pele ao fortalecer a barreira de proteção contra agentes externos e regular o pH, combatendo o envelhecimento e doenças como dermatite atópica e psoríase. Também produzem ceramidas, que são importantes no cuidado de peles secas e sensíveis.

O uso de cosméticos com probióticos também pode diminuir a vermelhidão na pele, um reflexo do combate à acne, já que a ação é direta nas lesões, como espinhas. Com acompanhamento médico, inclusive, os probióticos podem combater problemas de pele mais graves, por terem efeito anti-inflamatório e auxiliarem no “efeito barreira”.

Existem contraindicações?

O uso de cosméticos com probióticos é adequado para pessoas com todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis, pois não interrompem o processo natural do organismo. Eles são de fácil absorção e não são agressivos à pele e ao cabelo. 

Gostou do assunto? No Brasil, vários produtos com probióticos já podem ser encontrados em farmácias e lojas especializadas em cosméticos, e a tendência é a presença aumentar ainda mais.

Se você tem interesse em trabalhar com estética e cosmética, o Senac SC possui diversos cursos técnicos e de graduação nesta área. Clique aqui para conhecer os cursos, e faça a sua inscrição!

Publicações Relacionadas