Gestão e atendimento em salões de beleza: por que a capacitação profissional faz diferença
Dados do setor mostram como formação técnica e gestão influenciam o crescimento dos negócios da beleza. Sabemos que, para muitas pessoas, cuidar da...
Os probióticos já estão estabelecidos como aliados da saúde humana, principalmente em alimentos que ajudam no reequilíbrio da flora intestinal. A indústria de cosméticos vem incluindo os probióticos em seus produtos, visando os benefícios que esses micro-organismos podem trazer. Entre eles, estão a hidratação, rejuvenescimento e proteção contra a acne, por exemplo.
Mas, antes de falarmos mais sobre os benefícios, você sabe o que são probióticos? O Senac SC te explica um pouquinho agora:
Probióticos são bactérias que fazem bem para o organismo, quando administradas em quantidades adequadas. Estão bastante presentes em iogurtes e outros laticínios, às vezes nomeados como lactobacilos vivos. Têm função importante no reforço da flora intestinal e até no fortalecimento do sistema imunológico.
No caso dos cosméticos, os probióticos vêm da fermentação de ingredientes naturais, como óleos, plantas e flores, e são incluídos na formulação de cremes, sabonetes e outros produtos.
Os probióticos presentes nos cosméticos, somados a outros ativos presentes na fórmula, trabalham na redução das linhas de expressão faciais, recuperam a pele e ajudam na prevenção de espinhas. Isso acontece pois os probióticos aumentam a eficácia dos ingredientes vegetais, facilitando a absorção pela pele.
Além do benefício estético, os probióticos podem ajudar na manutenção da saúde da pele ao fortalecer a barreira de proteção contra agentes externos e regular o pH, combatendo o envelhecimento e doenças como dermatite atópica e psoríase. Também produzem ceramidas, que são importantes no cuidado de peles secas e sensíveis.
O uso de cosméticos com probióticos também pode diminuir a vermelhidão na pele, um reflexo do combate à acne, já que a ação é direta nas lesões, como espinhas. Com acompanhamento médico, inclusive, os probióticos podem combater problemas de pele mais graves. Isso acontece por terem efeito anti-inflamatório e auxiliarem no “efeito barreira”.
O uso de cosméticos com probióticos é adequado para pessoas com todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis, pois não interrompem o processo natural do organismo. Eles são de fácil absorção e não são agressivos à pele e ao cabelo.
Gostou do assunto? No Brasil, vários produtos com probióticos já podem ser encontrados. Em farmácias e lojas especializadas em cosméticos, a tendência é a presença aumentar ainda mais.
Se você tem interesse em trabalhar com estética e cosmética, o Senac SC possui diversos cursos técnicos e de graduação nesta área. Clique aqui para conhecer os cursos, e faça a sua inscrição!
Dados do setor mostram como formação técnica e gestão influenciam o crescimento dos negócios da beleza. Sabemos que, para muitas pessoas, cuidar da...
A Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece as disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho, passou por importantes atualizações em 2025....
A enfermagem do trabalho é uma especialidade essencial dentro do campo da saúde ocupacional. Com o objetivo de promover a saúde e a...
Novo Post!