Com mais de 150 elementos entre músculos, articulações e ligamentos, os pés são, literalmente, a base do nosso corpo. Veja como manter a...
Orgânico, natural ou vegano: o que cada um significa para o seu cosmético?2 min read
Quantas vezes você já se deparou com um selo de produção orgânica ou vegana e se perguntou o que aquilo significava na escolha do seu cosmético? Por mais que essas alternativas estejam cada vez mais presentes no mercado, nem sempre o consumidor identifica qual a melhor opção para adotar na sua rotina. Imagine um sabonete que seja fabricado sem degradar o ambiente, que não realize testes com animais e não utilize agrotóxicos na produção da sua matéria-prima. Parece uma boa alternativa, certo? Por isso é importante conhecer esses selos, aprender a diferenciar e escolher aquele que mais se encaixa com o seu estilo de vida!
Qual a diferença entre os cosméticos convencionais para os orgânicos, naturais e veganos?
Se você não tem o hábito de conhecer os ingredientes e a forma de fabricação dos produtos que adquire, certamente os cosméticos convencionais estão nas suas prateleiras e necessaire! Eles normalmente apresentam grandes porcentagens de componentes sintéticos, derivados de petróleo e, principalmente, testados em animais. Portanto, é importante ficar atento a esses detalhes antes de escolher seus cosméticos, certo?
Vistas como opções alternativas que prezam pela preservação do meio ambiente e hábitos saudáveis, é possível encontrar os famosos produtos orgânicos e naturais. O primeiro é certificado por mostrar que sua produção contém pelo menos 95% de ingredientes orgânicos e 5% naturais, ou seja, a sua matéria-prima não é cultivada com o uso de agrotóxicos. Quando esse selo é apresentado como a segunda opção, é importante ficar atento! Nesse caso, 95% dos componentes utilizados provém da natureza, mas isso não quer dizer que eles estão livres de agrotóxicos!
Outra forma de produção extremamente importante entre as listadas é a vegana. Toda embalagem que apresenta esse selo oferece um produto fabricado sem ingredientes de origem animal e não realiza qualquer tipo de teste envolvendo animais.
Além de priorizar a preservação do meio ambiente, a escolha de produtos que prezam por esse tipo de produção costuma gerar benefícios para o próprio corpo. Um cosmético que não utiliza agrotóxicos na sua composição, por exemplo, certamente é uma opção mais segura para adotar nos seus cuidados diários.
Existem opções de produtos nacionais que estão disponíveis para ajudar a compor sua maquiagem de forma sustentável e há também marcas internacionais que são revendidas no Brasil, porém difíceis de encontrar nas prateleiras.
Interessou-se pelo assunto? Conheça outros posts da editoria de Estética e Saúde do blog oficial do Senac SC!
Publicações Relacionadas
Estética: 3 tendências para 2023
Os consumidores do mercado de estética são antenados e sempre querem ter acesso aos tratamentos mais modernos. Por isso, é importante que os...
Áreas de atuação da podologia
Muito além da estética e das unhas encravadas, o profissional de podologia atua em diversos campos relacionados à saúde dos pés. Todos os...