Consciência negra é um termo utilizado para expressar a percepção histórica que os negros têm de si mesmo. 20 de novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra, que representa a luta dos negros contra discriminação e preconceito racial.

Os primeiros negros que chegaram ao Brasil foram trazidos da África por volta de 1532. No entanto, essa situação se encerrou apenas em 1850 com criação de uma lei. Só após 33 anos, em 1888, que a escravidão foi abolida formalmente e começou de forma contínua a luta pela igualdade.

Negros, vistos como escravos até determinada época, sentiram na pele a exclusão da sociedade na educação e mercado de trabalho.

No entanto, as políticas públicas que visam corrigir desigualdades históricas, ganham destaque nesse contexto. Pois são ferramentas importantes para promover a inclusão e garantir que todos tenham igualdade de oportunidades, independentemente da cor da pele.

Por isso, o dia da Consciência Negra é tão importante: ela reflete o papel de pessoas negras na sociedade e chama atenção para a desigualdade e racismo.

Justamente por isso, o dia 20 de novembro foi a data escolhida, já que foi o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, importante ativista nordestino contra a escravidão.

O projeto de lei para designar a data de 20 de novembro como dia da Consciência Negra é de 2003. Mas foi apenas em 2011 que a lei foi sancionada. Em alguns estados, essa data é feriado, como no Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Já nos demais, o dia é comemorado como ponto facultativo ou dia útil.

Publicações Relacionadas