Resolução de conflitos no ambiente de trabalho
A habilidade da resolução de conflitos no ambiente de trabalho é necessária para gestores. Isso vale mesmo em ambientes que estão em paz...
Com o mercado de trabalho mais atento às questões sociais, a importância da diversidade e da inclusão está cada vez mais clara. Muitas organizações, inclusive, têm setores inteiros dedicados a promover ações de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.
Mas, apesar de aparecerem juntos com frequência, a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho são conceitos diferentes. Quer entender cada um deles e um pouco da aplicação no dia a dia? Confira abaixo!
A diversidade é o conjunto de múltiplas características que define um indivíduo. Questões de etnia, orientação sexual, gênero, idade, região e capacidade física são algumas das que mais se busca diversificar em um ambiente.
A pluralidade cultural também é um exemplo de diversidade, bem como gostos, aptidões, aspirações e outros aspectos.
Não adianta um ambiente ser apenas diverso se não for voltado à inclusão.
A inclusão é a criação de um ambiente propício para que todas as diversidades sejam respeitadas. Assim, cria-se um local seguro e agradável para todos os indivíduos.
Considerando que as iniciativas de diversidade no ambiente de trabalho visam a criação de um ambiente plural, todos devem se sentir confortáveis de manifestarem suas individualidades à sua maneira, sem retaliações.
Isso pode representar a quebra de ambientes tradicionais de trabalho ou relações, porém é um passo importante que muitas empresas estão dando.
O primeiro passo é garantir que todas as pessoas sejam tratadas com respeito dentro do ambiente. Esse é um ponto de partida essencial para outras ações.
Após isso, fazer treinamentos de capacitação e promoção da inclusão também são uma alternativa válida. Mostrar a importância das ações de inclusão faz com que elas sejam feitas com mais naturalidade.
A integração de diferentes equipes também faz beneficiar o ambiente de trabalho num geral. Assim, as pessoas conseguem identificar afinidades e criar um local melhor para cada um dos indivíduos!
A habilidade da resolução de conflitos no ambiente de trabalho é necessária para gestores. Isso vale mesmo em ambientes que estão em paz...
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Nos últimos anos, o conceito de blended learning (ou ensino híbrido) ganhou destaque no ambiente corporativo, transformando a forma como as empresas treinam...
Novo Post!