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E-commerce no Natal: se você está em dúvida se deveria fazer um esforço extra na preparação da loja virtual para incrementar as vendas, pense novamente. A data comemorativa está entre as mais lucrativas do ano para os varejistas, independente do ramo de atuação.
Dessa forma, para incrementar os ganhos no final do ano, nada como desenvolver estratégias certeiras. Assim, um planejamento que proporciona não só experiências de compras ao cliente, como também táticas para fidelizar os consumidores a adquirir seus produtos e serviços o ano todo.
Então, com o mercado aquecido, oportunidade para se destacar não faltam: de acordo com pesquisas da Nielsen, as vendas no e-commerce brasileiro atingiram mais de R$ 53 milhões só no primeiro semestre de 2021 – um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No entanto, é preciso apostar em estratégias assertivas para aproveitar o bom momento do e-commerce, especialmente no Natal. Os especialistas do Senac SC, dos cursos de graduação em Processos Gerenciais, Gestão Comercial e Logística, dão algumas dicas sobre como preparar a loja online para essa época do ano e potencializar as vendas, confira:
Para impulsionar vendas no e-commerce no Natal, é necessário, primeiramente entender, quem realmente compra o seu produto (quem é sua persona) e qual a sua jornada de compras.
“O problema não está exatamente nas estratégias, mas sim em qual estratégia mais adequada utilizar para o seu público alvo”, acredita o prof. Jackson Cittadin, dos cursos superiores de Processos Gerenciais e Administração da Faculdade Senac Criciúma.
Assim como a loja física, o e-commerce para o Natal precisa de um design atraente, fotos, vídeos e conteúdos temáticos. Ter um site com uma navegabilidade fluida deve estar entre as prioridades, tanto para acesso no desktop quanto mobile.
Do mesmo modo, o próximo passo é levar visitantes para o site de compras. “Muitas pessoas se planejam para comprar os presentes de final de ano, por isso é importante mapear a jornada de compra do seu consumidor: onde ele busca por informações, quem influencia ele, como ele compra, como ele usa, quem ele presenteia”, afirma Diego Dornelles, professor de marketing no curso de Gestão Comercial da Faculdade Senac Florianópolis.
O professor acredita, ainda, que uma boa estratégia é criar campanhas por faixas de preço ou contextos específicos. Por exemplo: faça uma lista de presentes para amigo secreto ou até mesmo para o chamado “autopresente”.
Além, é claro, das campanhas de remarketing, que são aqueles anúncios para quem visitou o seu e-commerce, mas não comprou. Isso sem contar que todo mundo gosta de descontos e, portanto, investir em cupons pode potencializar ainda mais as vendas no e-commerce para o Natal. Surpreendentemente, o cashback também está em alta e vale como um bônus para o consumidor voltar sempre.
Para o prof. Evandro Moritz Luz, expert nas áreas de gestão empresarial e logística, as estratégias de e-commerce para o Natal começam com um planejamento de estoques. Antes de mais nada, seguir de acordo com estudos prévios da demanda que será consumida (previsão) pelos clientes.
Os estoques não necessariamente deverão estar somente armazenados na sua empresa: poderão também estar disponíveis com fornecedores parceiros na sua cadeia de abastecimento, desde que com agilidade atendam os pedidos dos consumidores.
De que adianta vender se você não consegue entregar? A empresa precisa estar atenta a todo o processo que envolve a separação dos itens, conferência, faturamento, expedição e o transporte até o endereço final de entrega.
“O acúmulo de entregas no final do ano exige que o seu negócio tenha vários parceiros transportadores e meios de transportes variados. Assim você estabelece uma ampla e diversificada malha de distribuição, de acordo com o volume, tipos de carga, distância, prazo de entrega e valor de mercadoria”, esclarece o professor Evandro Moritz Luz.
E lembre-se: o que vale é entregar o pedido certo, no momento certo, no local certo e com o custo acordado com o cliente.
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