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Ser criativo não é uma habilidade técnica, mas está entre as mais procuradas pelo mercado de trabalho. Hoje em dia, o profissional que o mercado procura precisa ter algumas soft skills bem desenvolvidas, e criatividade é uma delas. O encontro de 2023 do Fórum Econômico Mundial elencou as principais habilidades comportamentais do profissional do futuro.
Essa lista, traz 15 das características que estarão em alta no mercado de trabalho, em todas as áreas. Entre elas, uma das mais importantes é a criatividade. Mas afinal, por que ela é tão requisitada? Como desenvolver a criatividade? Como aplicar no dia-a-dia? Ela é, de fato, importante em todos os setores da indústria e comércio? Continue a leitura e descubra.
Podemos dizer que a criatividade é a capacidade individual de criar, transformar ou inventar a partir da imaginação. Nesse sentido, ser criativo quer dizer pensar fora da caixa, ir além dos padrões, trazer soluções impensáveis. Apesar de ser associada à movimentos artísticos, cores e formas diferentes e orgânicas, a criatividade é algo que pode ser usada no dia-a-dia. Quer ver na prática?
Faça o desenho abaixo em um papel.
Sem tirar a caneta do papel, ligue os 9 pontos com apenas 4 linhas retas.
É comum que a maioria das pessoas tenham certa dificuldade de realizar esse exercício, e isso não quer dizer que há algo de errado com elas. Na verdade, somos condicionados a imaginar um quadrado e pensar que as linhas devem ficar dentro desse quadrado. Mas na verdade, a solução é criativa justamente por ser “fora da caixa”.
Veja como resolver esse desafio:
Essa é uma das características de pessoas criativas: não se limitar.
Desde 2015 o Fórum Econômico Mundial aponta a criatividade como uma das competências do profissional do futuro. Isso porque com a concorrência cada vez maior, é preciso encontrar soluções inovadoras para os problemas, sejam novos ou recorrentes. Assim, o profissional que tem o potencial de encontrar essas soluções, é preferido pelo mercado de trabalho. Ainda que a criatividade seja associada a áreas como o marketing, essa competência é importante para qualquer setor.
Com o avanço tecnológico, algumas habilidades acabam perdendo espaço no mercado, tornando-se assim, obsoletas. No entanto, algumas soft skills não podem ser aprendidas e desenvolvidas por uma tecnologia, por mais avançada que seja, e a criatividade é uma delas. Não à toa, o pensamento criativo está acompanhando o pensamento analítico no topo da lista de habilidades do profissional do futuro.
Esse pode ser o diferencial na hora da contratação, principalmente por ser uma habilidade que é associada a área do marketing e que normalmente não é desenvolvida por profissionais dos outros setores.
Essa é uma pergunta que possibilita várias respostas, principalmente porque a criatividade permite transitar em várias frentes.
Primeiramente é preciso pensar de uma forma não criativa. Quando surge um problema, o caminho mais comum é pensar de uma maneira linear em como sair do ponto A para o ponto B. Contudo, esse caminho nem sempre é possível e é aí que muita gente acha que o problema não tem solução.
Nesse momento é que chega a hora de usar a criatividade. Sobretudo é preciso entender que a criatividade é um processo de pensamentos, então nesse momento, não se limite.
Outro ponto importante é lembrar que na maioria das vezes, é preciso “dar um passo para trás”. Ou seja, se afastar do problema para vê-lo em outra perspectiva.
Em seguida é hora de começar a estruturar uma solução criativa para o seu problema:
Liste o que de fato é o problema, como ele surgiu, o que ele desencadeia e outras informações que podem fomentar a solução.
É hora de selecionar ideais. Das mais simples às mais complexas. Sem limitar a ideia nesse começo, principalmente porque muitas vezes, a melhor solução surge da colaboração e transformação de uma ideia.
Aqui você deve pensar na implementação dessa ideia. É viável, segura, compreensível, simples? Nesse momento, é importante pensar com empatia sob a perspectiva do usuário.
Coloque no mundo. Implemente a solução mas não a abandone. Veja maneiras de melhorá-la e continue com olhar atento para o sucesso da ideia.
Nem sempre o lado criativo precisará de processos complexos. Lembre-se que a criatividade pode se manifestar nas atividades mais simples do dia-a-dia.
Nos anos 80, dois cientistas foram contratados pela NASA para aplicar um teste que pudesse medir a criatividade de seus engenheiros. Com a metodologia validada eles resolveram aplicar o mesmo teste em crianças ao longo de alguns anos e o resultado foi surpreendente:
Aos 5 anos de idade, 98% deles tinham traços criativos. Aos 10 anos de idade, o número reduziu para 30%. Aos 15, mais uma queda, para 12%. Aos 25, apenas 2% deles manifestaram a criatividade.
Isso nos faz pensar em como muitos de nós éramos criativos e perdemos essa habilidade ao longo do tempo. Alguns fatores influenciaram esse número:
Quando crescemos, começamos a processar informações e coibir pensamentos. Assim, a criatividade se torna uma habilidade que não evoluiu junto.
A boa notícia é que isso é reversível!
No entanto, é preciso fazer o caminho inverso da infância. É necessário se arriscar, tentar, errar, ter coragem e ver o mundo sob uma ótica de aprendizado.
Todavia, algumas atitudes podem te ajudar a desenvolver a criatividade com mais velocidade:
A palavra é movimento!
Ampliar o repertório físico e intelectual é o ponto de partida (e continuidade) da criatividade.
Consuma conteúdos nas redes sociais, faça um curso, se arrisque em um novo esporte, ouça um podcast, faça trabalho manuais, leia um livro, e tente, ao máximo, dar vida à um projeto.
A criatividade é uma habilidade que se alimenta de novidades, e estar em movimento te permite trabalhar essa habilidade e ser desejado pelo mercado de trabalho.
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