A Internet está em constante evolução, e a cada nova fase, novas oportunidades e desafios surgem. Nesse sentido, a Web 3.0, a próxima...
Como o machine learning está transformando o varejo4 min read
Não é novidade que o machine learning está entre as principais tendências no varejo, quando o assunto é tecnologia. Dessa forma, o aprendizado de máquina ou aprendizagem de máquina, em tradução livre, tem cada vez mais impacto no setor. Tanto nas empresas de e-commerce quanto em lojas físicas, que apostam em inteligência artificial como diferencial nos negócios e na otimização de todo o ciclo de vendas, o machine learning já é uma realidade.
Assim, não importa o ramo de atuação. De roupas a peças de decoração e utensílios domésticos, são inúmeras as possibilidades de uso do machine learning no varejo. O especialista do Senac SC, Juliano Vieira, explica que a tecnologia usa poder computacional para analisar e entender grandes montantes de dados para encontrar padrões.
Então, utiliza algoritmos previamente programados para criar cenários e prever situações baseadas nestas informações coletadas. “Quanto mais o sistema tem acesso a dados, mais ele é capaz de antecipar tendências, identificar as necessidades do consumidor e prospectar oportunidade”, esclarece o analista estadual do eixo de tecnologia da informação e comunicação do Senac SC.
Machine learning x inteligência artificial
Primeiramente, os dois conceitos estão intimamente ligados. Ou seja, a inteligência artificial contempla um leque muito mais amplo. Então, o machine learning é um dos recursos aplicáveis a esta tecnologia.
“A aprendizagem de máquina está diretamente ligada a inteligência artificial, uma vez que esta aprenderá a tomar as melhores decisões pautadas pela repetitividade assertiva do processo, ou seja, o sistema pode modificar autonomamente suas decisões de acordo com suas experiências”, analisa Juliano.
Desse modo, com o aumento de dados gerados pelas mais diversas tecnologias criou-se a necessidade de organizar todo este volume com agilidade que vai além da ação humana. O aprendizado de máquina entra em cena justamente para integrar dados de diversas fontes. E apresentar um cenário mais completo para a tomada de decisão.
Motivos para adotar o machine learning
Com ferramentas de machine learning, é possível prever tendências e comportamentos, trazendo uma economia de tempo e dinheiro. Essa tecnologia é de grande ajuda também no planejamento de compras, estoque e vendas, levando em contas características que nem sempre estão em pauta, como sazonalidade e regionalidade, por exemplo.
Como resultado, permite que as empresas apostem cada vez mais em produtos e serviços mais personalizados, levando em conta o real perfil de compra, particularidades e carências de cada cliente. Consequentemente, existe maior agilidade nos processos internos – tais como investimentos em outras áreas, como criatividade e inovação.
Machine learning no varejo
Em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado, encontrar boas oportunidades pode fazer toda a diferença. Dessa maneira, os varejistas podem integrar a tecnologia de machine learning para se destacar no mercado, à frente dos concorrentes e, principalmente, aumentando as vendas e reduzindo os custos. De que forma? Confira abaixo alguns insights:
- Alavancar os lucros – com o machine learning, é possível prever aumentos sazonais de vendas e até reter mais clientes.
- Otimizar equipes de vendas – com base na análise de desempenho dos vendedores, é possível desenhar o perfil ideal para cada produto e ou cliente, aumentando consideravelmente a conversão no momento da venda.
- Novas oportunidades – quando aplicado corretamente, o machine learning poderá definir quais são os produtos mais rentáveis, melhor época do ano para a oferta, assim como outras oportunidades crescentes em um determinado segmento.
- Estratégia de preços – um algoritmo de aprendizado de máquina pode considerar as principais variáveis de precificação para definir estratégias automáticas de valores dinâmicos, em tempo real. Além disso, pode rastrear a web procurando informações sobre os preços dos concorrentes para produtos iguais ou semelhantes.
- Segmentação de clientes – analisa indicadores que ajudam a identificar o melhor público-alvo, reconhecendo os segmentos de mercado mais promissores para os bens ou serviços que a sua empresa oferece.
Clique aqui e saiba mais sobre os cursos superiores da área de tecnologia com inscrições abertas no Senac SC.
Publicações Relacionadas
A inteligência artificial (IA) se infiltrou em diversos setores da sociedade. Isso acabou impactando drasticamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos...
Acessibilidade na tecnologia: inclusão com inovação
A acessibilidade na tecnologia é um mercado que está em crescimento e vem transformando a maneira como as pessoas com deficiência ou com...