Você sabia que só o Brasil tem 20.780 programas de podcast? O formato é basicamente um programa de áudio, em que normalmente conta com um mediador que recebe convidados para conversar sobre temas diversos.

Neste contexto, você sabia que pode usar o podcast para potencializar sua estratégia de marketing digital? Entenda mais sobre este formato.

Qual a finalidade de um podcast?

Em primeiro lugar, o podcast é um tipo de programa de áudio que fica disponível em diversas plataformas de streaming, por exemplo, no Spotify. Tal qual, o programa também pode ficar disponível em canais do YouTube, sendo apenas o áudio ou em vídeo, dependendo da proposta do criador do conteúdo.

Juntamente com isso, a maneira mais comum de estruturar um podcast é em temporadas, com um tema central que ganha desdobramentos diversos em cada episódio. Logo, como o conteúdo é específico de uma área ou segmento, o podcast se torna uma ferramenta interessante para disseminar informações relevantes em torno de um produto ou serviço.

Quais as vantagens competitivas do podcast?

Agregar o podcast em uma estratégia de Marketing Digital abre portas para aproximar a audiência de um negócio, por exemplo. Muito disso acontece porque segundo uma matéria da Exame, só no Brasil, são mais de 30 milhões de ouvintes de podcast.

Todavia, o formato tem uma característica imediatista, ou seja, permite que o usuário ouça enquanto faz outras atividades cotidianas. Além disso, quando o conteúdo gera identificação com os ouvintes, o engajamento aumenta e com ele a reputação da empresa.

Sob o mesmo ponto de vista, quando a interação do público com uma marca aumenta, o relacionamento se torna relevante ao ponto do consumidor se tornar um porta-voz natural da empresa.

O que é preciso para criar um podcast?

Agora que você já sabe as principais vantagens de um podcast, deve estar se perguntando: como criar um? Como todo formato de divulgação é preciso organização para tirar o máximo de proveito.

Em outras palavras, entenda qual o público que você quer atingir, bem como, o que eles gostam e o que você pode oferecer para uma experiência prazerosa através do podcast. Assim como, estruture a primeira temporada, a quantidade de episódios e o tempo médio que imagina para cada episódio.

Outro ponto importante é em relação a captação do áudio e a edição, afinal qualidade nunca é demais nesses casos. Logo, invista em um microfone e defina um local silencioso para realizar a captação. Assim, considere criar uma vinheta de abertura para abrir todos os episódios e claro, considere contratar um profissional para editar o material antes da divulgação.

Por último, não se esqueça de divulgar seu podcast nas redes sociais sempre que um novo episódio for lançado.  Tem mais, você também pode contar com o Senac SC para elevar a sua oratória com os nossos cursos disponíveis.

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