Passagens, diárias de hotel, alimentação, passeios, lembranças… só de falar em viajar, já nos preparamos para ter altas despesas. Apesar de saber que toda viagem tem gasto, existem muitas maneiras de economizar. Veja como fazer uma viagem mais barata.

Muitas pessoas sonham com o passaporte todo carimbado ou viagens mais comuns durante o ano. No entanto, para muitos, essa ainda é uma realidade distante. Seja para destinos nacionais ou internacionais, viajar ainda é algo que exige muito preparo, pesquisa e um bom orçamento.

Mesmo se preparando para ter despesas, é possível economizar e conseguir aproveitar todo o destino com economia e diversão.

Dicas para fazer uma viagem econômica

Existem algumas maneiras de economizar em uma viagem, no entanto, é preciso saber que se o orçamento está apertado, a solução é planejamento. Para chegar no destino gastando pouco dinheiro, você vai precisar gastar tempo pesquisando, se programando e se preparando.

Veja as dicas que o Senac SC separou para ter uma viagem mais econômica:

Pesquise os destinos

Alguns destinos podem ter passagem barata, mas passeios, alimentação e transfer caro, ou vice versa. Para saber exatamente o que te espera desde a compra da passagem ao retorno para casa é preciso pesquisar.

Coloque na ponta do lápis os países, estados e cidades que você pretende visitar. Comece pesquisando a passagem, hotel e alimentação. Assim, você já consegue ter uma noção de quais as despesas mais caras e como equilibrar isso dentro do seu orçamento total.

viagem econômica

Analise a temporada de cada destino

Mais do que pesquisar o destino, é preciso pesquisar também quando ocorre a alta e baixa temporada de cada local. Apesar de a alta temporada ser, naturalmente, a época em que o destino acaba promovendo uma melhor experiência para o turista, viajar na baixa temporada acaba sendo a melhor opção quando o orçamento está baixo.

Nesse sentido, é possível economizar em quase tudo, desde passagem aérea até as lembrancinhas para os entes queridos.

Pesquise hospedagens alternativas

Hoje em dia existem diversos aplicativos e formas de hospedagem que saem mais em conta que ficar em hotel. Mesmo hotéis oferecendo, em sua maioria, café da manhã, optar por hospedagens como hostel ou aluguel de casas familiares ainda podem proporcionar experiências culinárias diversas e garantir a economia total. No entanto, é preciso pesquisar o que de fato vale a pena pela quantidade de dias e localização.

Opte por uma alimentação alternativa

É sempre bom conhecer a culinária local, no entanto, fazer refeições todos os dias em restaurante pode deixar a viagem mais cara que o esperado. Para evitar gastos excessivos com comida, opte por levar lanches, água ou cozinhar na hospedagem em alguns momentos.

Busque locais com cashback ou cupons de desconto

Estender a pesquisa para cupons de desconto, compra coletiva ou locais que possuem cashback pode ajudar na economia. Muitos locais possuem programas de desconto, cupom ou compra coletiva. Porém, é preciso pesquisar antes e acompanhar personalidades locais.

Personalize o seu roteiro

Seguir roteiros prontos pode dificultar a economia, já que ele não é adaptado para a sua necessidade. Por isso, o ideal é criar seu próprio roteiro adaptado com seu orçamento. Além disso, com seu próprio roteiro é possível estender conexão entre os voos e conhecer mais de um destino na mesma viagem.

roteiro personalizado para viagens econômicas

Economia em viagens internacionais

Quando se trata de viagens internacionais, a ideia é sempre um gasto absurdo. Apesar de naturalmente ser mais cara que viagens nacionais, há alguns pontos para se atentar e economizar.

  • Programe-se: a viagem internacional muitas vezes exige passaporte e visto, por isso, o ideal é se programar com mais de 1 ano de antecedência. Dessa forma, as despesas podem inclusive ser divididas entre a decisão de viajar e a viagem de fato.
  • Câmbio: decidido o país, é hora de monitorar o câmbio. Analise os dias de alta e baixa e aproveite os momentos que a moeda do país está em baixa para comprar. Além disso, pesquise sobre os cartões internacionais e taxas para evitar sustos quando usar cada um.
  • Faça a conversão: apesar de o gasto ser na moeda do país, seus recebimentos são em real, por isso, é importante fazer a conversão da moeda para o real e compreender o gasto que você terá em cada local ou ponto da viagem. Dessa forma, você organiza o orçamento e garante que não haverão surpresas no caminho.

Qual viagem é mais econômica: terrestre ou aérea?

Na hora da passagem pode surgir a dúvida: ir de carro, ônibus ou avião? Apesar de não ter uma resposta correta, principalmente por conta de variáveis como local de origem e destino, distância, preço do combustível e tempo de viagem, é possível fazer uma estimativa.

Além de considerar os valores, lembre também de olhar par ao tempo “perdido” na estrada.

Sites como o Rota Brasil ajudam a calcular o valor médio de combustível e pedágio de rotas do Brasil. Já para passagens aéreas, o site Google Flights monitora preço de passagens e dá opção de datas mais flexíveis.

Independente do destino escolhido ou do meio de locomoção não há como negar que viajar é tudo de bom. Se a viagem for econômica, melhora tudo. Por isso, faça um planejamento, pesquise e crie seu roteiro, só não deixe de viajar!

Publicações Relacionadas