Além de manter a casa sempre perfumada, a decoração com flores deixa qualquer ambiente mais colorido e muito mais charmoso. Por isso, elas se tornaram um item cada vez mais utilizado na hora de decorar os espaços. São excelentes opções para compor cômodos de casas ou apartamentos, garantindo beleza e a renovação das energias.

Essencialmente, utilizar arranjos com plantas e flores naturais na decoração acrescenta um toque de delicadeza ao visual do ambiente, proporcionando uma sensação de conforto e bem-estar tanto para os moradores, como aos visitantes.

O arranjo ideal para cada ambiente

Alguns cuidados são necessários na hora de definir onde colocar os arranjos e como decorar os cantinhos da casa. O segredo é escolher as plantas certas para cada ambiente e fazer o cultivo correto. Assim, é possível manter flores naturais bonitas por muito mais tempo – mesmo dentro de casa:

  • Sala – a altura das plantas pode atrapalhar a comunicação entre as pessoas, então evite arranjos ou plantas muito altas em mesas de centro ou na mesa de jantar. Para as mesas de cabeceira e de centro as orquídeas são uma sugestão. Já em espaços maiores, plantas arbóreas como o ciclantus vão harmonizar o ambiente.
  • Quartos – não utilize flores com aromas fortes. Orquídeas e begônias são ótimas opções para ornamentar o dormitório. Além delas, a figueira-benjamin é uma excelente escolha, pois essa planta tem a capacidade de retirar as toxinas do ar e aumentar os níveis de oxigênio.
  • Banheiros/lavabos – hortênsia, violeta e lírio da paz são ideais, pois suportam umidade e exigem poucos cuidados. A planta Callisia Repen, conhecida como dinheiro-em-penca, é uma ótima opção, pois se adapta muito bem em ambientes úmidos e com pouca luminosidade.
  • Cozinha/varanda gourmet – uma boa dica são as violetas, mas evite deixá-las próximas ao fogão e geladeira. Para unir o útil ao agradável, ervas e temperos podem ser cultivados em pequenos vasos. No entanto, essas plantas (hortelã, manjericão, pimenta, erva-doce, salsa, orégano, cebolinha) necessitam de bastante exposição ao sol. O ideal é utilizar o parapeito das janelas.

Decoração com flores: escolha do vaso

Independentemente do cômodo adotado para aplicar as flores escolhidas para a decoração, o tamanho delas vai determinar o melhor tipo de vaso. Existem recipientes fabricados em diversos materiais, como barro, madeira, plástico e pedra. Mas, o ideal é que a cor dos vasos contraste com a cor das flores. Uma boa ideia é usar recipientes diferentes para abrigar as flores, como gaiolas, xícaras ou chaleiras retrô.

Aqui, vale uma atenção especial aos recipientes de vidro ou transparentes: como as raízes ficam muitos expostas à luminosidade, eles não são indicados para todos os tipos de plantas. Mas, para as orquídeas é uma boa escolha. Já no caso de flores de cortes (sem a raiz, que não estão plantadas) não há restrições para o modelo de vaso, use aquele que mais se harmoniza com o ambiente.

Tenha cuidado com a luz

Na decoração usando flores naturais, a luz é um fator essencial a ser levado em conta. Verifique a quantidade de luz necessária para cada espécie. Mas, em geral, plantas gostam de luz e a maioria das flores costuma brotar em direção à claridade.

Por isso, posicione os arranjos em locais bem iluminados pelo sol. Se o seu ambiente não tem uma luz tão favorável, opte por espécies como antúrios, lírios e violetas, que podem ser cultivadas com luz do sol indireta.

Dicas para um arranjo sempre bonito

Além de escolher a planta certa para cada ambiente e a que melhor combina com o estilo da decoração, é preciso seguir algumas orientações para manter o arranjo bonito por mais tempo. Para isso, Jessica Campos, professora e coordenadora dos cursos da Escola de Arte Floral, em Rio do Sul, dá dicas de como preservar as flores.

• Antes de comprar as flores, se informe sobre as dicas de conservação e os cuidados que elas necessitam, como luminosidade, umidade e temperatura;
• Evite colocá-las em ambientes com ar-condicionado, porque elas podem desidratar rapidamente. E nem as exponha diretamente ao sol e lugares com ventos fortes;
• Diariamente, observe se não existem pétalas ou folhas secas e retire-as para que não apodreçam o restante do vaso;
• Faça a troca de água a cada dois dias e faça cortes diagonais antes de inserir as flores novamente nos recipientes;
• Para maior durabilidade de flores de corte e em espuma floral, use conservante de flores na água.

Você curtiu as dicas para inserir as flores na decoração do seu ambiente? Conheça as opções de cursos da Escola de Arte Floral, aprenda a fazer lindos arranjos e se qualifique para trabalhar em um dos segmentos que mais crescem no mercado! Clique aqui e saiba mais!

Publicações Relacionadas