O uso de dados na tomada de decisão de empresas é uma tendência que veio para ficar. Com eles, setores comerciais potencializam suas vendas, o marketing consegue ser mais preciso nas divulgações e é mais fácil de imaginar os próximos passos de um planejamento.

O que poucos sabem é que a gestão de pessoas também pode incluir o uso de dados. Setores de RH, especialmente de grandes empresas ou de grupos especializados, já utilizam dados para direcionamentos importantes.

Quer entender um pouco mais sobre os benefícios do uso de dados para o setor de RH? Se liga neste artigo!

Redução de custos

Com procedimentos mais precisos, o trabalho de busca ou retenção de talentos pula algumas etapas. Além disso, conseguir ter dados sobre a produtividade dos colaboradores aumenta a produtividade, pois ações podem ser feitas de maneira personalizada e individual para potencializar a todos.

Gestão e negócios

Mais produtividade

Promover o colaborador certo, delegar responsabilidades específicas, perceber possíveis pontos para evolução… Os dados ajudam e muito nisso! Obviamente o fator humano nunca é deixado de lado, mas os riscos são diminuídos quando os dados fazem parte dos procedimentos.

Otimização de processos

Contratações, avaliações, processos de rotina… Os dados podem deixar tudo isso mais fácil. O cruzamento de informações de diferentes bancos faz ações que anteriormente eram feitas à mão ou nem eram executadas. Um exemplo disso é a triagem de processos seletivos.

Com dados também é possível criar um perfil ideal de colaborador a ser admitido, considerando análises e projeções, e entender o quanto cada candidato se encaixa nisso.

Preocupação com a evolução

O uso de dados no RH ainda é algo relativamente novo, mas ter interesse pelo assunto já coloca a empresa em posição de destaque. Os colaboradores e, posteriormente, o mercado percebem a preocupação da empresa em trazer novos processos. Como sabemos que a imagem é algo importante, isso pode fazer a diferença.

Qualidade

Um recrutamento e a gestão de pessoas de dia a dia apoiadas nos dados podem melhorar a produtividade não só em quantidade, mas também em qualidade. Perceber quais funcionários entregam mais qualidade diminui a quantidade de retrabalho e melhora as entregas.

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