CLT ou PJ: o que levar em conta?
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Você já ouviu falar em empresa ecoeficiente? Esse termo é utilizado para definir práticas de produção e consumo mais sustentáveis dentro das empresas, promovendo a redução de impactos ambientais e de consumo dos recursos naturais.
A empresa ecoeficiente virou referência de evolução industrial e a garantia para conquistar mais espaço no mercado atual. O processo de desenvolvimento mais sustentável busca atender as necessidades das gerações atuais sem comprometer as futuras.
Esse modelo de negócio alia responsabilidades socioambientais e manutenção dos fins lucrativos, ou seja, praticar um preço competitivo, satisfazer as necessidades de consumo e proporcionar qualidade de vida, enquanto reduz o uso de recursos naturais.
Produção e consumo consciente
Nos últimos tempos, o conceito de ecoeficiência tornou-se um tema relevante no mundo empresarial. O comportamento e atuação de empresas podem e devem fazer parte de mudanças sustentáveis, com o uso mais eficaz de materiais e energia a fim de reduzir custos econômicos e impactos ambientais.
O consumo consciente é voltado à construção da sustentabilidade no planeta. Portanto, nesse novo cenário é imprescindível que a produção sustentável incorpore as melhores alternativas para minimizar danos ambientais e sociais, e preocupe-se com os limites de recursos naturais e impactos da produção.
Nesse contexto, é super importante o papel das empresas para implementação dessas práticas em seus negócios, que podem criar, inovar e produzir respeitando normas mais sustentáveis.
Algumas práticas que podem ser aplicadas nas empresas são:
Reduzir o impacto ambiental
Reduzir o impacto ambiental é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas e pode ser feito com o uso de produtos que visam menos poluição e recursos para a sua fabricação, redução dos materiais perigosos utilizados e lançados no meio ambiente e a separação de resíduos.
Educação ambiental
As empresas podem apostar em educação ambiental destinada aos funcionários e fornecedores, como treinamentos e cursos sobre práticas sustentáveis dentro da empresa.
Políticas de reflorestamento
O reflorestamento consiste na reposição da vegetação em locais que foram anteriormente desmatados. Essa prática colabora para a proteção da superfície do solo, proteção das bacias hidrográficas em que a atividade se localiza, produção de oxigênio e diminuição da pressão sobre as florestas nativas.
Energia
Para reduzir o consumo de energia dentro de uma empresa podem ser adotados equipamentos mais modernos, uso de lâmpadas econômicas e a geração de energia alternativa, tais como: eólica, solar, geotérmica e biogás.
Equipamentos não sustentáveis
A produção é responsável por boa parte de problemas ambientais. Para reduzir os danos é importante substituir os equipamentos ultrapassados ou pouco eficientes, que resultam em menos agressão ambiental, e apostar na manutenção periódica das máquinas.
Como ser ecoeficiente?
As inovações sustentáveis podem ser implementadas tanto em um novo negócio, quanto em negócios já existentes, visando atingir objetivos sociais, ambientais e econômicos.
Para ser ecoeficiente é necessário focar no gerenciamento ambiental da sua empresa. Quando se reduz o consumo de água, energia e matérias-primas, reduz-se a pressão sobre os recursos naturais. Mas, também motivar as pessoas envolvidas a se engajarem nas questões ambientais.
As empresas têm um papel importante para ações práticas de conscientização. Essas ações podem ser promovidas pelos departamentos de Recursos Humanos, de Responsabilidade Social Corporativa ou de Sustentabilidade.
A vontade que uma empresa tem de causar impacto positivo no meio ambiente deve ser repassada aos trabalhadores, acionistas, consumidores e fornecedores. Com a educação ambiental e comprometimento da sua equipe em pequenas iniciativas, é possível transformar paradigmas e gerar maior conscientização nas empresas.
Um programa de educação ambiental dentro da sua empresa pode gerar bons resultados com práticas simples de hábitos diários, como a mudança de copos plásticos por canecas, a separação de produtos para reciclagem, a promoção de campanhas sobre consumo consciente e programações audiovisuais para promover reflexões sobre o tema.
Quando mostra-se compromisso e responsabilidade social ao público interno e externo, as pessoas sentem-se mais confiantes para consumir ou firmar negócios. São as ações que você promove que indicarão a imagem do seu negócio.
Ser ecoeficiente desafia os empreendedores a agregarem mais valor aos seus produtos e serviços. Com criatividade e inovação, tendem a ser vistos como exemplo para o desenvolvimento de novos mercados.
Além dos benefícios voltados ao meio ambiente e em questões econômicas, ser uma empresa ecoeficiente, atrai novos clientes e a lealdade daqueles já existentes, gera maior produtividade e motivação de emprego.
O seu negócio passa a reduzir custos de conflitos socioambientais e custos associados, e ainda constrói uma imagem mais positiva e tende a fortalecer a marca por sua preocupação com o meio ambiente.
Pense novo! Seja ecoeficiente e esteja alinhado a essa nova realidade do mundo dos negócios.
Na hora de decidir sobre a forma de contratação, muitos profissionais se deparam com a dúvida: vale mais a pena trabalhar com carteira...
Nos últimos anos, o conceito de blended learning (ou ensino híbrido) ganhou destaque no ambiente corporativo, transformando a forma como as empresas treinam...
A gastronomia é uma arte que combina criatividade, técnica e paixão, e uma carreira neste setor é o sonho de muitas pessoas. Se...
Novo Post!