Diferente do que muitos pensam, o algoritmo não é um robozinho tecnológico que espia sua vida. Pelo contrário, ele é uma sequência lógica e racional de combinações que tornam sua experiência em diversas plataformas muito melhor.

Se você quer entender o que é, e como as plataformas usam o algoritmo, fique até o final.

O que é algoritmo?

Quando falamos em algoritmo, é comum pensarmos em tecnologia como ponto principal. Porém, podemos dizer que ele tem muito mais de matemática, lógica e raciocínio do que recursos tecnológicos. Ou seja, é uma combinação de regras e raciocínios que utilizam da inteligência artificial para obter dados e oferecer soluções.

Em outras palavras, o algoritmo recolhe informações das nossas experiências online para oferecer soluções parecidas com nossas escolhas.

Quem usa

Assim como em plataformas de streaming, o algoritmo é usado nas redes sociais, plataformas de música, sites de busca, etc. No entanto, cada plataforma aplica o algoritmo de uma forma.

  • Sites de busca: geralmente utilizam o ranqueamento por relevância. Ou seja, quanto mais acessos, retenção e relevante for o conteúdo da página, mais fácil vai aparecer nos resultados de busca.
  • Plataformas de música: utilizam o gênero musical preferido do usuário e artistas recentes. Além disso, ele também usa a combinação de acordo com preferência de outros usuários com perfil parecido para sugerir novas canções.
  • Redes de vídeo: utilizam o tempo médio de visualização, preferências por tipo de conteúdo e perfis.
  • Demais redes: as demais podem variar de acordo com engajamento geral, engajamento específico com a conta, relevância, tempo, etc.

Como o algoritmo é usado

Para começar, precisamos voltar aos anos 2000, quando as plataformas de streaming sequer existiam. Nessa época, para assistir qualquer título era necessário ir até a locadora de filmes, porém, a dinâmica era muito parecida.

Ao chegar você poderia passar pelas prateleiras e escolher seu título, ou, se o atendente te conhecesse, poderia recomendar algo pelo seu gosto. Analogicamente, podemos dizer que o atendente dos anos 2000, era o nosso algoritmo de hoje.

Plataformas de streaming

Com a popularização das plataformas, o algoritmo precisou ficar cada vez mais inteligente e integrado. Hoje, os dados começam a ser coletados e analisados antes mesmo do play.

Desde o contato inicial com a plataforma, ela já começa a análise e reconhecimento. Primeiro pela localização, idade, gênero, etc. Quando você finalmente abre sua tela inicial, recebe um catálogo neutro, levando em consideração apenas os dados recolhidos anteriormente, mas que pouco tem a ver com seus gostos pessoais.

No entanto, nos primeiros minutos de navegação, você começa a fornecer dados para o algoritmo como tempo de permanência no trailer ou sinopse do filme, palavras-chave de busca, gêneros, filmes e séries colocados em lista e até o escolhido no momento.

A imagem é uma fotografia de uma mulher vista de trás, sentada em um sofá com controle remoto e pipoca na mão, vendo um filme na TV com sugestões feitas pelo algoritmo.

Suas ações na plataforma também passam a ficar guardadas, como permanência no título e avaliações. Ainda assim, as sugestões que aparecem para você também sofre influência de um grupo de pessoas com gostos parecidos com os seus. Ou seja, se você e mais uma pessoa viram vários filmes em comuns, o seu algoritmo vai sugerir alguns títulos que essa pessoa já assistiu.

Além de dados dos títulos, o algoritmo também armazena informações como tipo de dispositivo, dia e hora do acesso. Ou você acha que as estreias ocorrem em dias aleatórios?

Porque usar algoritmo

Acima de tudo, a experiência do usuário é a razão pela qual o algoritmo existe. Assim, podemos dizer que usar o algoritmo é uma forma de fidelizar o cliente, fornecendo a ele uma experiência agradável.

Além disso, é uma das melhores maneiras de otimizar a retenção do cliente, já que uma boa experiência o mantém por mais tempo dentro da plataforma.

As preocupações com informações

Mesmo parecendo antiético, o recolhimento dessas informações não é ilegal ou errada, pelo contrário. Justamente por ter fácil acesso à todas essas informações e não possuírem dados sigilosos, as plataformas usam o algoritmo para melhorar a experiência do usuário.

Logo, não há dados confidenciais ou íntimos dentro do algoritmo. Da mesma forma, não há outra finalidade para tais dados, a não ser manter o usuário o maior tempo possível na plataforma.

Como criar um algoritmo

Como já vimos no decorrer do texto, o algoritmo das plataformas recolhe os dados, analisa e devolve como sugestão de títulos. Nesse sentido, em termos técnicos, observamos que o algoritmo possui 3 níveis de elementos: entrada de dados, processamento e saída de dados.

Inicialmente, é preciso pontuar o problema que precisa ser resolvido. Logo após, é necessário fracionar o problema em partes menores para, assim, fazer o sequenciamento lógico a fim de chegar na solução.

Nesse sentido, a habilidade de fracionar o problema em partes menores e pensar de maneira lógica, é essencial para um bom programador.

No entanto, há diversas maneiras de programar um algoritmo:

Para saber qual usar, é necessário um conhecimento aprofundado no assunto, bem como entender lógicas de programação. Conheça os cursos da área com matrículas abertas no Senac Santa Catarina.

Contudo, podemos concluir que o algoritmo é usado para melhorar a experiência nas plataformas. Todavia, o objetivo principal é manter o usuário dentro do site pelo maior tempo possível.

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