CLT ou PJ: o que levar em conta?
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Hoje em dia, para exercer atividades de liderança não é preciso gerenciar uma equipe. Pelo contrário, a convivência em sociedade ou grandes grupos já exige o despertar de um líder em um membro. Porém, quando um gestor precisa assumir uma equipe, a liderança precisa estar mais desenvolvida e ser assertiva para atingir os objetivos.
Para isso, é necessário conhecer os tipos de liderança e como eles são recebidos pelas pessoas. Nesse sentido, Daniel Goleman, psicólogo e responsável por levar a inteligência emocional ao público geral destaca 6 tipos de liderança.
Antes de mais nada, é preciso lembrar a diferença entre chefia e liderança. Enquanto a chefia pode impor sua posição e inspirar medo, a liderança coloca o foco na equipe e desenvolvimento conjunto.
Conforme o livro de Daniel Goleman, “Leadership that Gets Results“, a liderança possui 6 tipos, sendo cada um baseado em um componente da inteligência emocional . São eles:
Sobretudo, esse líder busca criar laços emocionais entre a equipe e a organização, criando um sentimento de ligação e harmonia.
Esse estilo é mais utilizado como forma de motivação em momentos de estresse ou nos quais é necessário recuperar a confiança entre os membros. No entanto, pode ocorrer a falta pulso firme nas exigências, o que acaba se tornando um ponto de atenção a ser tratado.
Nesse tipo de liderança, se cria desafios e objetivos difíceis de serem alcançados, impondo um padrão de alta performance. Ou seja, o líder exige a excelência de sua equipe e, muitas vezes, declara a si mesmo como referência a ser seguida.
Em contrapartida, o ponto de atenção nessa liderança é que normalmente a responsabilidade da baixa performance é voltada ao time e nunca ao líder.
Com a liderança coercitiva, o líder exige o cumprimento de uma ordem imediata, esperando total conformidade naquilo que foi solicitado. Esse estilo é mais eficaz em tempos de crise quando é necessário ou devido a alguma situação mais problemática.
Contudo, o líder coercitivo necessita ter autocontrole emocional, o que ocasionalmente pode transmitir uma imagem de insensibilidade.
Para se tornar um líder, é preciso capacitação e habilidades técnicas. Por isso, é importante investir em conhecimento direcionado.
Outro tipo é o líder instrutivo, também conhecido como coaching, que desenvolve a sua equipe para o futuro. Acima de tudo, esse estilo funciona melhor quando o líder quer verdadeiramente ajudar os membros do seu time a se tornarem bem-sucedidos individualmente.
No entanto, o estilo instrutor não é eficaz quando o líder não tem proficiência ou os colaboradores não querem mudar ou aprender.
Desse modo, aceitar fracassos de curto prazo, mesmo que isso implique em um aprendizado futuro é o estilo do líder instrutor. Todavia, pode parecer paradoxal mas, mesmo assim, este estilo tem o potencial de aumentar os resultados.
Assim, a razão disso é a exigência de empatia, autoconsciência e diálogo constante, deixando claro para os subordinados o que se espera deles.
Por outro lado, o líder democrático constrói o consenso por meio da participação de todos. Com isso, ele acaba criando um ambiente de confiança, respeito e participação. No entanto, deve existir moderação, pois o excesso de ideias e a falta de objetivos concretos podem tornar o consenso ilusório e os resultados distantes.
Contudo, esse não é o melhor estilo em situações de emergência, quando o tempo se torna essencial para atingir determinada meta. Assim como quando os colaboradores não têm informação ou conhecimento suficientes para opinar sobre os problemas e as metas da organização.
O líder autoritário mobiliza a equipe na direção de uma visão comum, concentrando-se nos objetivos finais, mas sem dizer como se deve chegar lá. De certa forma, essa liderança acaba forçando o indivíduo a buscar pelo conhecimento de forma autônoma.
Nesse sentido, este é o líder mais visionário, positivo e eficaz, pois mostra de forma clara e analítica que o resultado foi alcançado. Com isso, deixa pessoa ciente de sua ação bem sucedida. Essa abordagem poderá ser mal sucedida se o autoritarismo for em excesso, ocasionando um sentimento negativo pela equipe.
Definitivamente conhecer e se capacitar para assumir e liderar equipes é um passo importante e primordial para os profissionais da atualidade. Assim como nas equipes, essa habilidade pode também ajudar na vida pessoal e relacionamentos interpessoais. Por isso, se capacitar é o primeiro passo para atingir os objetivos.
E você se identificou com algum? Qual é o seu estilo de liderança?
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