Como melhorar a concentração para trabalho e estudos
A concentração é um dos pilares para um bom desempenho, seja no trabalho ou nos estudos. Muitas pessoas enfrentam dificuldades em manter o...
Igualar as possibilidades de aprendizado de todos os estudantes, desde as crianças até adultos, em um só ambiente é um dos principais objetivos da educação inclusiva. Embora o que vem à mente seja, inicialmente, o ensino de pessoas que apresentam necessidades especiais, como algum tipo de deficiência, o conceito vai muito além.
Cada indivíduo possui sua própria história, cultura, peculiaridades e capacidade física e intelectual. Portanto, com a inclusão, todos os estudantes têm a oportunidade de aprender, interagir e socializar em comunidade. Independentemente de suas limitações e particularidades.
Neste sentido, a educação inclusiva é uma possibilidade de desenvolvimento para todos os alunos, com e sem deficiência. Assim, essa vivência, mediada pelo caráter educativo, favorece um ambiente de reconhecimento da pluralidade e diversidade como algo natural.
“ A educação inclusiva possibilita a ampliação dos potenciais, talentos e aptidões de cada um, onde o que importa é sua capacidade de realização, evolução, potencial criativo, e não suas limitações ”, reforça Camila Braga Bittencourt, analista de educação inclusiva do Senac SC.
Dessa forma, ela é norteada por cinco princípios:
No entanto, essa proposta tem gerado grandes desafios para garantir a educação como direito de todos. Sempre respeitando e valorizando a diversidade. Afinal, incluir ultrapassa as várias dimensões sociais, políticas e humanas. Na prática, contribui para a reestruturação de práticas e ações cada vez mais integradas e sem preconceitos.
Além disso, essa concepção passa pela barreira da necessidade de investimentos. Afinal, são necessários recursos financeiros para adquirir equipamentos, ferramentas, além de adaptações arquitetônicas e mobiliário acessível – que garantem o acesso de todos.
Isso sem contar que, em muitos casos, faltam educadores especializados e de funcionários preparados. “Para garantir a efetivação desse processo, é fundamental que as necessidades educacionais dos alunos sejam reconhecidas e que estes recebam suporte adequado”, comenta Camila.
O Senac SC está atento a estes novos paradigmas da educação e já consolida uma série de práticas concretas com este propósito. Foi desenvolvido, por exemplo, o “Projeto Senac de Educação Inclusiva”, que tem como objetivo nortear as ações voltadas a essa temática. Tais como capacitações, elaboração de materiais internos de orientação como o “Guia Senac de Humanização”. Além disso, foi instituído no calendário educacional os eventos “Semana de Ação pela Educação Inclusiva” e “Semana de Combate ao Bullying”.
A concentração é um dos pilares para um bom desempenho, seja no trabalho ou nos estudos. Muitas pessoas enfrentam dificuldades em manter o...
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
O ensino médio é uma etapa fundamental na formação acadêmica e profissional dos jovens. Nos últimos anos, o modelo de ensino médio integrado...
Novo Post!