Além de estar alinhado com as reais necessidades do mercado, o aluno do Senac SC pode chegar ainda mais longe. A cada dois anos, acontecem as Competições Senac de Educação Profissional, que reúnem jovens talentos com a proposta de promover intercâmbio e troca de experiências entre os departamentos regionais da instituição em todo país. Assim, a edição 2021 será realizada entre os dias 4 e 31 de outubro em Vitória (ES).

Na competição, os alunos têm que resolver na prática problemas que serão enfrentados no mercado de trabalho. Dessa forma, as Competições Senac reforçam não só a valorização educacional, mas também representam segmentos de destaque dentro da área de atuação do comércio de bens, serviços e turismo. Então, são sete áreas ou ocupações presentes na disputa: Florista, Cozinha, Estética e Bem-estar, Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Serviço de Restaurante e Cuidados de Saúde e Apoio Social.

Delegação catarinense nas Competições Senac em 2018

Competições Senac: como funciona?

Primeiramente, os alunos do Senac passam por uma etapa local e, na sequência, pelas etapas estadual e nacional, o qual o vencedor de cada uma das ocupações vai avançando a etapa seguinte. Na etapa nacional, em Vitória, serão quatro dias de provas práticas para cada ocupação, com a mesma infraestrutura e equipamentos em processo de igualdade.

 “Os competidores são preparados para vários tipos de projeto teste, mas eles não sabem com exatidão o que vem pela frente. É sempre uma surpresa”, enfatiza Luciano Blauth, supervisor técnico e coordenador estadual da delegação do Senac SC. Posteriormente, os competidores são avaliados por uma banca composta por professores de todo o Brasil, das delegações concorrentes e, coordenados por um avaliador líder. 

Os melhores de cada ocupação garantem vaga para compor a delegação brasileira na próxima edição da Worldskills Competition, a maior competição de educação profissional do mundo. A próxima edição será realizada em outubro de 2022, em Xangai, na China. 

Gabriela Benjamin participa na ocupação Florista

Força catarinense nas Competições Senac

Por conta da pandemia, a preparação da equipe catarinense para a edição de 2021 das Competições Senac de Educação Profissional está um pouco diferente. Afinal, os competidores iniciaram o processo por uma etapa estadual, os quais foram escolhidos os dois melhores em cada ocupação. Eles participaram de um treinamento intensivo por seis meses. O melhor foi selecionado e vem seguindo nos treinamentos à etapa nacional.

Não é à toa que o Senac SC desde 2014 está no pódio das Competições Senac de Educação Profissional, ficando em primeiro lugar em diversas ocupações. Assim, desde 2015, pelo menos um aluno da instituição está entre os competidores brasileiros que participam da Worldskills Competition.

Em 2019, por exemplo, o Senac SC representou o Brasil na ocupação de Estética e Bem-Estar e também na ocupação de Florista. Em 2015 e 2019, os competidores catarinenses garantiram uma medalha de excelência, em Estética e Bem-Estar, além de um prêmio de sustentabilidade em 2019, quando somente 3 países foram contemplados com essa premiação.

“A etapa nacional, agora em Vitória, tem uma particularidade, pois a pandemia mudou todos os processos de treinamento. Nós tentamos amenizar todas as contrariedades, mas estamos com boas expectativas para conquistar uma ou mais vagas para a etapa mundial, ou pelo menos conquistar alguns pódios”, almeja Luciano.

José Augusto Freitas Souza vai competir em Serviço de Restaurante

Delegação catarinense em 2021

Portanto, o Senac SC é a única delegação com competidores em todas as ocupações na Etapa Nacional. Veja quem são os participantes que estarão nas Competições Senac de Educação Profissional em 2021:

  • Em Estética e Bem-estar, está Maria Eduarda Pereira Pacífico e a docente avaliadora Gladis Azevedo Velho. Ambas do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Senac Tubarão;
  • Na ocupação Cozinha, a competidora Heloísa Cristina Gomes e seu avaliador Daniel André Lopes, do curso de Gastronomia da Faculdade Senac Joinville;
  • Da mesma forma, na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social. Estarão presentes a competidora Sabrina Susanne Mondaca e sua docente avaliadora Helena Kuhn Vieira, do Técnico em Enfermagem da Faculdade Senac Blumenau;
  • Ainda de Blumenau, a categoria Serviço de Restaurante será representada pelo competidor José Augusto Freitas Souza e seu docente avaliador Erik Von Bülow, do curso de Gastronomia;
  • Além disso, na ocupação de Florista, a competidora Gabriela Benjamin e seu avaliador Gerri Consoli, da Faculdade Senac Rio do Sul;
  • Na ocupação de Cabelereiro, a competidora Maria Eduarda Mantovani e seu avaliador Alan Giovani da Silveira da Faculdade Senac Saúde e Beleza;
  • A novidade deste ano fica por conta da modalidade Recepção de Hotel. Será representada pelo Marcos Alexandre Vicente e sua avaliadora Taisa Rossafa da Fonseca. Os dois são do curso Recepcionista em Meios de Hospedagem da Faculdade Senac Palhoça.  
Maria Eduarda compete na ocupação Estética e Bem-Estar

Conhecimento para a sala de aula

Surpreendentemente, as Competições Senac de Educação também potencializam melhor aprendizado para a sala de aula. Luciano Blauth compara como a Fórmula 1. O campeonato automobilístico possui os melhores engenheiros, a melhor infraestrutura e tecnologia. Assim, a cada ano, são feitos testes de melhorias que em um futuro breve são absorvidos pelo mercado automobilístico, beneficiando os usuários que têm carro, por exemplo.

Portanto, a Worldskills, assim como o Competições Senac, tem o mesmo propósito. Ou seja, trazer o que há de melhor em cada ocupação, com aplicação prática no dia a dia e como modelo pedagógico. “Esse tipo de competição nos oportuniza trazer essa expertise, essa alta performance para dentro da sala aula do Senac”, enfatiza Luciano.

Equipe brasileira na Worldskills 2019 na Rússia

O que é a Worldskills?

A Worldskills International é um órgão mundial criado em meados da década de 50 na Espanha, após a Segunda Guerra Mundial. O então Diretor-Geral da Organização de Trabalhadores Espanhóis queria saber como estava a educação profissionalizante do país. Tudo isso com o intuito de equiparar possíveis diferenças e melhorar o ensino como um todo. A partir da década de 50, começou a convidar outros países europeus até fundar a Worldskills International.

Dessa forma, a instituição engloba também a Worldskills Competition. Atualmente, é representada por 85 países membros, entre eles o Brasil – incluindo o Senac e também o Senai. “O grande objetivo da Worldskills é nivelar a educação profissional de expertise mundial a todos os países membros”, diz.

Ao todo, são 65 áreas de atuação, divididas em 11 habilidades, as “skills”. Entretanto, os competidores escolhidos devem ter, no máximo, 22 anos de idade. Além das medalhas de ouro, prata e bronze os melhores profissionais também podem receber medalhas de excelência.

Confira a cobertura completa das Competições Senac 2021 pelo Instagram, Facebook e Twitter do Senac SC.

Publicações Relacionadas