O ensino híbrido é uma modalidade que veio para ficar. Por ser uma alternativa que alia a flexibilidade do ensino a distância e...
Educação profissional além da sala de aula: Saiba como foi a Worldskills 20193 min read
A WorldSkills é considerada a maior competição de educação profissional do mundo e acontece a cada dois anos. A participação do Brasil na WorldSkills 2019, em Kazan, na Rússia, resultou na conquista da terceira colocação geral como melhor educação profissional do mundo dentre 63 países participantes.
Foram quatro dias de provas, em 56 modalidades profissionais das áreas do comércio e da indústria. Os brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro, cinco de prata, seis de bronze, e 27 medalhas de excelência em áreas estratégicas para a indústria do futuro.
A WorldSkills
A WorldSkills é o maior torneio de educação profissional que existe, em que jovens de até 22 anos disputam medalhas de ouro, prata e bronze. O evento é realizado em um país diferente a cada edição, que conta com provas específicas nas quais os competidores precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas, além de realizar provas em padrões internacionais de qualidade.
Brasil na WorldSkills
O Senac e o Senai são os responsáveis pela seleção no Brasil, que contou com 63 competidores brasileiros, de 12 estados diferentes, sendo o Senac responsável pelo treinamento de sete desses participantes.
Nas últimas edições, a delegação brasileira tem se mantido entre as equipes mais vitoriosas da competição. A melhor participação brasileira foi em São Paulo, em 2015, com a conquista de 27 medalhas e o primeiro lugar do ranking de países. Na última edição, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, obteve o segundo lugar.
Participação do Senac Santa Catarina na WorldSkills
O Senac Santa Catarina foi representado nas ocupações de Florista e Estética e Bem-Estar. Na ocupação Florista, Jéssica de Campos ficou em 14º lugar entre 22 países participantes dessa categoria. Em Estética e Bem-Estar, Isadora Berti Guedes conquistou uma medalha de excelência, e o 1º lugar no prêmio de Práticas Sustentáveis entre 24 países competidores dessa modalidade.
O coordenador do projeto Competições Senac no Senac/SC, Luciano Blauth, enfatiza que “Tão importante quanto os ótimos resultados são os demais benefícios que as participações em competições desse tipo trazem ao Senac. A WorldSkills pode ser considerada também como uma ferramenta de melhoria da Educação Profissional. Em paralelo às competições, esse tipo de torneio possibilita uma gigantesca troca de experiências entre docentes, alunos, escolas e empresas de classe mundial.”
Luciano afirma ainda que no Senac SC a WorldSkills tem sido utilizada como uma importante fonte para aprimoramento das competências requeridas pelo mercado de trabalho, na padronização de laboratórios e na formação de novas áreas e expertises de nível mundial para a educação profissional do comércio de bens, serviços e turismo.
O evento incentiva e desafia jovens, docentes, formadores e empresas a fim de obter resultados que consolidam o Brasil como uma das referências mundiais na educação profissional. São trocas de experiências e conhecimentos que, posteriormente, poderão ser implantados no mercado brasileiro.
Publicações Relacionadas
Empreender na faculdade
A faculdade é um período de grande aprendizado e crescimento, tanto pessoal quanto profissional. Esse é um momento ideal para explorar novas ideias,...
Consciência negra é um termo utilizado para expressar a percepção histórica que os negros têm de si mesmo. 20 de novembro, é comemorado...