Caminhos na área de TI
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Não há dúvidas de que a tecnologia está sendo cada vez mais aplicada para aperfeiçoar a experiência do cliente. E não só isso: a transformação digital está obrigando as empresas a repensar seus modelos de negócios e se adaptar a esta nova realidade do mercado. Desse modo, não são as companhias que promovem esta mudança, mas sim, os próprios consumidores.
Portanto, são os clientes que ditam o que esperam de um negócio. Seja um conteúdo relevante sobre um determinado produto. Ou, ainda, dúvidas e informações que podem ser acessadas a qualquer hora e lugar. E no dispositivo que o cliente escolher.
Com o uso da tecnologia, a expectativa da jornada de compra se tornou mais elevada. Então, isto fez com que muitos negócios se reinventassem para melhorar os processos e oferecer novas experiências a este cliente sempre conectado.
“A tecnologia evoluiu e, consequentemente, as empresas precisaram se adaptar rapidamente a estas mudanças para não perder seu market share. Houve época em que bastava possuir um endereço eletrônico, que poderia um site ou um até mesmo um e-mail. No entanto, hoje, não basta estar na internet, tem que estar com o cliente. O comportamento deste não é mais o mesmo e acompanhar este novo perfil é fundamental”, explica Juliano Vieira, analista estadual do eixo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Senac SC.
Assim, um conceito que vem se expandindo é o do omnichannel: esta solução interliga vários canais de comunicação de forma simultânea, o que proporciona a convergência do online e off-line. Como resultado, traz um contato mais próximo com o cliente e igualitário entre os canais, otimizando, assim, sua experiência com a marca.
Além das redes sociais, outras ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para potencializar a experiência do cliente – e personalizar o atendimento. Conheça algumas delas, que foram destaques entre as tendências para o varejo na NRF Retail´s Big Show:
O Customer Relationship Manager é a principal forma de se aproximar, entender e compreender as necessidades do cliente. Desta forma, com um CRM bem estruturado é possível entender todo o relacionamento do cliente com a empresa. Assim, com um acompanhamento mais próximo, a experiência do cliente tende a ser personalizada, uma vez que a marca direcionará seus esforços para o perfil deste consumidor.
O Big Data permite analisar grandes quantidades de dados. E isto é fundamental para as empresas mapearem os clientes com maior expressividade, criando novos serviços e produtos. Além de reduzir custos, examinar a concorrência e prever tendências mercadológicas, esta ferramenta oferece uma significativa vantagem competitiva de mercado.
Do mesmo modo, estes atendentes virtuais utilizam inteligência artificial para atender às necessidades dos clientes em um primeiro contato. Assim, é possível incorporá-las a plataformas como WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook, entre outros. “Diante de um perfil mais imediatista é fundamental que a empresa forneça atendimento 24 horas, 7 dias por semana. O chatbot é a solução que permite esse primeiro contato”, analisa Juliano Vieira.
Realidade aumentada, inteligência artificial e outras tecnologias aplicadas para aperfeiçoar a experiência do cliente também são aliadas na simplificação de processos. Isto é, recursos tecnológicos e ferramentas digitais que auxiliam as empresas a desenvolverem estratégias mais assertiva. E, é claro, em sintonia com este novo perfil de consumidor.
“Ter uma experiência positiva, receber rapidamente seu produto, ter a possibilidade de pesquisar preços e avaliações de outros consumidores são fatores preponderantes para que o cliente se sinta satisfeito”, acredita Juliano Vieira. “Assim, a relação de consumo tem que estar próxima e a tecnologia aproxima as pessoas, propiciando este contato mais estreito entre empresa e consumidor”, completa.
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