Cosméticos essenciais para o verão
O verão está chegando e, com ele, a necessidade de cuidar da pele de forma adequada. A exposição ao sol, o calor e...
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que atualmente o número de idosos, maiores de 60 anos, ultrapassa os 29 milhões e a expectativa é que, até 2060, esse número de longevidade suba para 73 milhões, o que representa um aumento de 160%.
Esses dados do aumento da população idosa no Brasil estão relacionados com a qualidade de vida e com a queda da taxa de fecundidade, sendo possível observar que entre alguns dos caminhos trilhados para a longevidade estão os avanços da medicina e os cuidados com a saúde e o bem-estar.
O envelhecimento é um ciclo natural da vida. Nesse processo, as pessoas podem ficar apreensivas com o avanço da idade, mas saiba que é possível ter longevidade vivendo bem e com saúde.
Porém, não é só o corpo que precisa de cuidados, é fundamental manter a mente ativa para se ter qualidade de vida.
Quanto mais saudável, mais capacidade terá para realizar suas próprias atividades, o que irá possibilitar ter uma vida mais ativa.
Além de uma alimentação equilibrada, a prática de atividade física é uma das grandes aliadas na prevenção de doenças e contribui para uma vida com mais saúde. São várias as práticas que além de exercitar também podem promover o bem-estar, a qualidade de vida e a autoestima.
A dança na terceira idade significa unir o benefício físico ao emocional. Num momento de descontração, é possível praticar uma atividade física e se divertir por meio da música.
E se existe uma coisa que todos gostam, independente da idade, é se divertir com a dança! Além disso, por meio da dança é possível treinar o equilíbrio e, dessa forma, reduzir os riscos de queda.
Além do benefício físico, os grupos de dança estimulam o vínculo de novas amizades e a interação com outras pessoas de diferentes idades.
Com o aumento da expectativa de vida e facilidades oferecidas por agências de turismo, viajar na terceira idade é uma prática cada vez mais comum.
E quais são os benefícios de viajar na melhor idade? A viagem por si só já é uma experiência enriquecedora para todas as pessoas, em qualquer idade, mas para a terceira idade pode contribuir ainda mais para o bem-estar.
Os passeios podem incluir atividades ao ar livre que são benéficas para flexibilidade, mobilidade e consciência corporal. E, além de toda a experiência que uma viagem proporciona para todas as pessoas ao saírem da rotina, contribui também para a saúde mental ao abrir a mente para novas experiências e culturas.
As viagens ainda são ótimas para expandir relacionamento interpessoal, criando laços de amizade e maior capacidade de socialização.
Por que voltar a estudar ou começar os estudos na terceira idade? Isso tem acontecido cada vez com mais frequência e a idade não tem sido um problema para quem quer aprender.
Para alguns, a conquista do sonho de aprender a ler e escrever, para outros, a felicidade de ingressar numa universidade ou conhecer sobre outro segmento. Com isso, adquirem novos conhecimentos e ainda mantêm uma mente ativa, estimulando a memória, e até reduzindo as chances de desenvolver doenças como Alzheimer.
O desenvolvimento intelectual também é importante porque desenvolvem a tomada de consciência da longevidade ativa, e da boa qualidade de vida.
Quem acha que apenas a aposentadoria é o sonho da terceira idade está enganado! O desejo de se aposentar e ter mais tempo para fazer o que quiser pode ser um sonho para algumas pessoas, mas não são todos que pensam dessa maneira.
É com a busca por realização pessoal e poder compartilhar suas experiências que surge o empreendedorismo na terceira idade, ou até como uma forma de complementar a aposentadoria.
Esse tem sido alguns dos caminhos escolhidos pelos brasileiros que pretendem ter uma vida mais ativa.
O verão está chegando e, com ele, a necessidade de cuidar da pele de forma adequada. A exposição ao sol, o calor e...
Você já parou para pensar como a forma como você trabalha pode afetar sua saúde e produtividade? A ergonomia é a ciência que...
Você sabe o que fazer em caso de um acidente doméstico? Ter conhecimento em primeiros socorros pode fazer toda a diferença, salvando vidas...
Novo Post!