5 dicas saudáveis para garantir a sua longevidade

2605

Todo mundo já leu sobre métodos para manter a saúde, viver mais e ser mais feliz. Mas será que algum desses realmente funciona? Um grupo de cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard publicou na revista Circulation um estudo sobre os 5 hábitos principais para viver mais.

Segundo a pesquisa, que durou 34 anos e observou comportamentos de 123.000 norte-americanos, uma mulher aos 50 anos que mantém um estilo de vida compatível com os cinco fatores saudáveis pode ter uma expectativa de vida de mais 43 anos. Para um homem da mesma idade, seria de 37 anos. Já as pessoas da mesma idade que não praticam hábitos saudáveis, a expectativa média é de 29 anos para mulheres e 25 para homens.

Na opinião dos pesquisadores, nunca é tarde para seguir essas cinco normas da saúde. Confira algumas dicas para melhorar seu cotidiano e garantir sua longevidade:

  1. Cuide da sua alimentação

Não estamos falando para cortar os doces, pizzas e bolachas. A questão é balancear as refeições. Uma alimentação saudável e que atende as demandas do organismo deve ser variada e rica em legumes, verduras, cereais integrais e frutas, evitando o consumo excessivo de industrializados, frituras e embutidos.

Esteja sempre hidratado. A água é responsável pelo funcionamento de vários órgãos e a sua carência pode causar fraqueza, tontura e desmaios. O recomendado é consumir uma média de dois litros por dia.

  1. Pratique exercícios

Não sair do sofá para praticar exercícios nos dias de sol pode ocasionar diversos problemas musculares, entre eles perda de massa e flexibilidade muscular. Além de problemas de saúde, como diabetes e obesidade.

Segundo dados do Governo Federal, mais de 45,9% da população brasileira é sedentária e não pratica nenhum esporte ou atividade física. Vamos mudar essa porcentagem?

  1. Durma bem

Dormir é muito mais do que descansar o corpo do gasto de energia diário. É durante o sono que o cérebro fixa a memória e fortalece os conhecimentos adquiridos no dia anterior. Algumas noites mal dormidas podem causar transtornos de ansiedade, perda de memória e stress.

Para um sono ser de qualidade ele deve ter entre 6 a 8 horas de duração e sem interferência de aparelhos eletrônicos. Cama não é lugar de celular!

  1. Evite o sobrepeso

O sobrepeso pode estar relacionado à fome física em excesso, necessidade de equilibrar o balanço energético do corpo e mantê-lo em funcionamento e a fome emocional, onde mesmo alimentados, comemos por motivos de prazer ou desprazer.

Algumas dicas para evitar o sobrepeso são: praticar exercícios, reduzir o tamanho das porções, aumentar a variedade de alimentos e dar preferência, sempre que possível, a alimentos orgânicos e naturais.  

  1. Apague o cigarro

O tabagismo pode causar pelo menos 50 doenças e, no Brasil, estima-se que o consumo mata aproximadamente 160 mil pessoas por ano. Existem métodos para reduzir a vontade de fumar, mas o primeiro passo fundamental é o fumante querer parar. Atividade física, mastigar chicletes regularmente e procurar profissionais da saúde são grandes dicas para parar de fumar.

Os pesquisadores afirmaram que, se esses cinco hábitos forem adotados, os benefícios são garantidos! Vamos testar?

Leia também: